VEREADOR (A) MIRIM

Plenária do Estudante leva demandas ao Executivo pinheirense

Jovens representaram suas comunidades sendo vereadores e vereadoras por um dia

Vereadores, vereadoras, secretários municipais e familiares acompanharam a sessão Foto: Divulgação TP

Na sexta-feira (2) foi realizada a Sessão Plenária da Câmara Mirim de 2022, originária a partir do projeto de decreto legislativo nº 1/2022, criando o programa Vereador Mirim, com o objetivo de haver integração entre a Câmara e estudantes da rede pinheirense. O projeto, de autoria das vereadoras Laura Ratto e Magda Afonso, se destinou a alunos do 8ª e 9ª das escolas da rede municipal e estadual de ensino da cidade.

Na oportunidade, jovens de 13 a 15 anos tiveram a experiência de ser vereador por um dia, com um preparatório e instruções por parte da Mesa Diretora da Câmara, podendo conhecer mais um pouco do trabalho do Poder Legislativo de um município e principalmente o papel do vereador em na comunidade.

A Mesa Diretora Mirim, foi composta pelo presidente Yzack Sam Martins de Ávila, pelo vice-presidente Bernardo Pires madruga, pelo 1º secretário João Vitor Pedroso Melo e pelo 2º secretário Matheus Mendes Peraça Bicca. Os vereadores (as) mirins, da mesma forma regimental, expuseram reinvindicações da comunidade, atuando de verdade como um legislador colhendo demandas em seus bairros nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e demais serviços básicos. Além disso, foram indicadas melhorias nas escolas em diversas áreas, desde o transporte escolar até os equipamentos de uso dos alunos das instituições.

Estudante Yzack de Ávila, da escola Manoel Lucas Prisco, foi o presidente da Mesa Diretora Mirim Foto: Divulgação TP

Ao fazer o uso da palavra com suas proposições, o presidente mirim Yzack Sam Martins de Ávila, de 14 anos, expôs suas reivindicações, sendo psicólogos para atendimento na Secretaria de Saúde, pois os atuais não suprem a demanda; pediatra com mais dias de atendimento no hospital municipal tendo em vista a demora no atendimento; guarda 24h ou monitoramento para a pracinha de esportes, com o intuito de prevenir vandalismo, roubos e uso de drogas; reforma do ginásio da escola Manoel Lucas Prisco, com armários para guardar material de educação físico, assim como o telhado que se encontra em más condições, incluindo ainda da escola Avelino de Assis Brasil. O presidente frisou que a comunidade deveria ser grata por todas as escolas possuírem ginásio, pois antes residia em Rio Grande e não há mesma estrutura. O vereador mirim também solicitou faixa de pedestre em frente a todas as escolas do município para que acidentes sejam evitados, criação de dia cultural para apresentações e comercialização de artesanatos e instituição de um professor de economia para o ensino da educação financeira do 7º ao 9º ano.

VEREADORES – A presidente da Câmara, a vereadora Laura Ratto (MDB) parabenizou os vereadores e vereadoras mirins e saudou o público presente, como professores e familiares. “Junto à vereadora Magda fomos autoras de projeto para trazer o jovem e as crianças até a Casa Legislativa, pois são nosso futuro e em quem devemos depositar nossa esperança de um futuro melhor para todos vivermos. Muitas das demandas dos expostas pelos vereadores mirins. A Casa está de portas abertas, estamos aqui para ajudar”.

Também autora do projeto, a vereadora Magda Afonso (PDT) parabenizou a todos, ressaltando que muito bem representaram suas comunidades. “Agradeço imensamente vocês terem atendido nosso chamado de representatividade da comunidade. Acredito que muitos jamais tinham pensado nessa possibilidade e hoje podem ver o que é o trabalho do vereador. Quem sabe daqui para frente irão acompanhar mais o trabalho da Câmara e do Executivo, pois loco serão eleitores, poderão ser vereadores e hoje estão se tornando mais conscientes da responsabilidade com a comunidade em que moram. Parabenizo a todos os vereadores e vereadoras mirins”.

Também fizeram uso da palavra a vereadora Elizete Baldez (Progressistas) e o vereador Éliton Rodrigues (MDB).

Prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, recbeu as indicações dos estudantes e expôs a situação do município quanto ao que pode ser atendido Foto: Divulgação TP

EXECUTIVO – Na oportunidade, o prefeito Ronaldo Madruga e o vice-prefeito Rogério Gomes de Moura, juntamente com parte do secretariado acompanharam a sessão especial. Fazendo uso da palavra, o prefeito Ronaldo Madruga elogiou o projeto e as manifestações dos alunos, destacando ser importante escutar os anseios da comunidade. O gestor também respondeu à todas reivindicações, explicando sobre os diversos temas. Por fim, Ronaldo elencou os diversos avanços da atual gestão municipal. “É muito importante estarmos atentos as demandas da comunidade. Estamos fazendo e ainda temos que fazer muito mais pela nossa comunidade. Tenham certeza que estamos comprometidos e pensando sempre no melhor para Pinheiro Machado”, frisou o prefeito, propondo a criação do projeto “Prefeito por um dia”, enfatizando que os alunos precisam também conhecer as atribuições do Poder Executivo.

Vereadores e vereadoras mirins receberam certificado Foto: Alline Martins/Especial TP

 

COMPOSIÇÃO DA LEGISLATURA MIRIM

– Presidente – Yzack Sam Martins de Ávila (EMEF Manoel Lucas Prisco)
– Vice-presidente – Bernardo Pires Madruga (EMEF Avelino de Assis Brasil)
– Secretário – João Vitor Pedroso Melo (EMEF Dois de Maio)
– 2º secretário – Matheus Mendes Peraça Bicca (Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro)
– Pedro Pedroso Machado (EMEF José Ermírio de Moraes)
– Grazielli Araújo de Azambuja (EMEF Ana Tereza da Rosa)
– Maria Eduarda Borges Costa (EMEF São João Batista)
– Iasmin Rodrigues Duarte (Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro)
– Franciele da Silva Azambuja (EMEF Dois de Maio)

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook