A Polícia Civil do Rio Grande do Sul oferece aos gaúchos uma plataforma digital que pode ser acessada de qualquer local. A Delegacia Online permite que a população registre ocorrências de menor gravidade sem se deslocar de casa. Para acessar a plataforma basta digitar na página da internet o endereço www.delegaciaoline.rs.gov.br ou www.pc.rs.gov.br e clicar no ícone “Registro de Ocorrência – Delegacia de Polícia Online”.
Os boletins mais registrados nas delegacias são as perdas de documentos, os quais podem ser feitos também através da internet. Outros registros, como maus-tratos contra animais, perturbação, ofensas e acidentes de trânsito sem vítimas, o comunicante tem o fácil acesso de informar pela Delegacia Online.
Para os inspetores da Polícia Civil de Candiota, a plataforma contribui para o andamento dos trabalhos da equipe, visto que esses registros presenciais demandam de tempo, o que pode prejudicar em procedimentos que exigem mais atenção, como por exemplo, os crimes de autoria e materialidade. “É uma ferramenta muito importante”, afirma um dos inspetores da delegacia.
De acordo com dados obtidos com a Polícia Civil, em julho, a Delegacia de Candiota registrou 82 ocorrências, sendo que 28 registros são de natureza não criminal que podem ser feitos pela internet, o que corresponde 35% dos boletins feitos no mês. Conforme os inspetores, em determinados períodos, o número de ocorrências deste tipo supera 50%. “Na era da internet é uma revolução para as pessoas. A possibilidade de fazer um registro em casa ajuda a Polícia a trabalhar com mais tempo em outros casos, como tráfico, homicídios, abigeatos, entre outros. “Temos uma necessidade grande de intensificar uma investigação principalmente no abigeato”, declara o inspetor.
A Delegacia Online evita a população de Candiota a não se deslocar para Bagé para efetuar registro, principalmente nos fim de semana, pois a Polícia Civil do município não conta com plantão atualmente. Além disso, com a falta de recursos do Governo do Estado e a defasagem de servidores, em determinados horários, os inspetores necessitam estar na Rainha da Fronteira, pois os processos judiciais ocorrem na cidade vizinha e, neste sentido, exige que a delegacia se encontre fechada na maior parte do dia, seja pela manhã ou à tarde. “Em casos como lesão corporal – Maria da Penha temos um prazo de, no máximo, 48 horas para solicitar as medidas protetivas ao judiciário de Bagé”, completa o servidor.
O registro online pode ser feito a qualquer hora do dia. Após a análise da ocorrência, o sistema envia um e-mail automático para o endereço informado pelo comunicante durante o procedimento. O boletim pode ser deferido ou indeferido, por isso, a Polícia Civil orienta que todos os dados devem ser preenchidos e colocar o máximo de informações durante o processo. Após estar tudo de acordo, o sistema oferece a vítima o acompanhamento da ocorrência, através de um número de protocolo e, também, poderá ser impressa com autenticação digital. As ocorrências serão encaminhadas para a Delegacia de Polícia Distrital mais próxima do local do fato para os procedimentos de praxe. O comunicante receberá no e-mail fornecido durante o registro online a informação sobre o local para onde o caso foi encaminhado.