SEGURANÇA

Polícia Civil recupera bovino furtado em Dom Pedrito

O animal furtado foi devolvido para a vítima Foto: Decrab/Especial TP

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé), com apoio de policiais do reforço da Delegacia de Polícia de Dom Pedrito, cumpriram na tarde desta quinta-feira (26) um mandado de busca e apreensão no interior do município. A ação foi fruto do trabalho de investigação que vem sendo realizado em Dom Pedrito.

Na última segunda-feira (23), policiais da equipe de investigações da Decrab receberam informações dando conta de que em uma propriedade rural, localizada no interior daquele município, haviam animais furtados. Em razão dos fatos foram realizadas algumas diligências, tendo o Delegado André Mendes representado por mandado de busca e apreensão no local e o pedido foi atendido pelo Poder Judiciário.

Os policiais realizaram uma inspeção no gado do investigado, sendo que em meio aos seus animais foi encontrada uma vaca que havia sido furtada há alguns dias – o animal era marcado e assinalado pela vítima. O investigado informou aos policiais que o animal havia aparecido em seu campo.

Na sequência foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do investigado, onde foi encontrado um revolver calibre .38. A arma não estava em bom estado, existindo dúvida quanto ao pleno funcionamento de seus mecanismos de disparo, motivo pelo qual a arma será remetida ao Instituto Geral de Perícias (IGP).

O animal furtado foi restituído para a vítima.

Como as investigações apontam a autoria do furto para o investigado e o crime ocorreu há vários dias, não existindo situação de flagrância, em razão do tempo transcorrido, o investigado não foi preso, mas deverá ser indiciado por furto abigeato ao final do inquérito – crime que teve sua pena aumentada em agosto de 2016, prevendo prisão de até cinco anos conforme Lei 13.330/16.

Além disso, em caso da perícia apontar positivo para funcionalidade do revolver apreendido, o investigado também será indiciado por posse irregular de arma de fogo.

Comentários do Facebook