A Polícia Federal de Bagé deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Limes, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à importação ilegal de suplementos alimentares de origem estrangeira. A investigação teve início após a prisão em flagrante de dois indivíduos, ocorrida em 11 de janeiro de 2024, em Dom Pedrito, quando foi apreendida uma carga de suplementos avaliada em aproximadamente meio milhão de reais (R$ 500 mil), retirada na fronteira entre o Brasil e Uruguai, em Livramento e Rivera.
Durante as investigações, segundo a PF, foi identificada a atuação de um grupo criminoso estruturado e recorrente, com indícios de atividades ilícitas desde, ao menos, novembro de 2023. Após diversas diligências, foi constada uma atuação profissionalizada, com divisão de funções entre os envolvidos e sucessivas práticas delitivas que extrapolam o episódio do flagrante.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Livramento e Pelotas. A investigação segue em andamento, com foco na análise do material apreendido durante a operação (celulares), com o objetivo de identificar os demais envolvidos e eventuais outras práticas delitivas do grupo criminoso.
O delito, segundo a PF, se caracteriza como contrabando, porque o suplemento que estava sendo importado depende de registro e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, poderá ser enquadrado como formação de quadrilha ou associação criminosa.