BANDEJÃO

Polícia Federal investiga fraude em restaurantes da Unipampa

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

Na região foram cumpridos mandados em Bagé e Dom Pedrito

Na região foram cumpridos mandados em Bagé e Dom Pedrito Foto: PF/Divulgação TP

Na manhã de hoje (27) a Polícia Federal deflagrou a operação “Bandejão” com o objetivo de combater fraudes no controle de pagamentos feitos pela União a cinco empresas que administram restaurantes universitários em campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Cem policiais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e três de ordem de condução coercitiva nas cidades de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel e Jaguarão. Além destes municípios, a PF também cumpriu mandado na cidade de Araraquara, em São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início este ano a partir de informações da Procuradoria Federal que atua junto à Unipampa. Os policiais apuraram que as empresas teriam burlado os controles fiscais, duplicando lançamentos pelas refeições oferecidas a milhares de alunos em várias unidades da Universidade, causando cerca de R$ 3 milhões de reais em prejuízos com pagamentos indevidos.

Em determinados casos, segundo a PF, há indícios que as empresas utilizaram senha e matrícula dos alunos para lançamentos falsos nos sistemas, gerando pagamentos por refeições não servidas. Além disso, as investigações apontam, ainda, que acadêmicos consumiram refeições em dois restaurantes universitários no mesmo dia, com minutos de diferença nos lançamentos.  A Polícia acredita que há envolvimento de servidores públicos federais nas fraudes detectadas.

Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

UNIPAMPA – Em nota, a Unipampa informou que por meio de auditorias internas da instituição realizadas desde o início de 2016, detectaram-se possíveis irregularidades nos Restaurantes Universitários e foi instituída uma comissão para apurar os fatos. A Universidade esclarece que a partir do resultado da averiguação, a Procuradoria Federal, que atua junto à Unipampa, remeteu o caso à Polícia Federal para investigação.
A nota afirma, ainda, que a operação tem o total apoio da instituição, a qual é a maior interessada em identificar os envolvidos. Por fim, a Universidade garante que a gestão atual está tomando providências para combater as prováveis irregularidades. Uma das medidas é a colocação de catracas com identificação biométrica para os usuários dos Restaurantes Universitários. Os equipamentos já estão sendo adquiridos.

 

Atualizada às 15h44 de 27 de outubro

 

Município

Mandados de busca

Condução coercitiva

São Gabriel/RS

04

Dom Pedrito/RS

02

01

Uruguaiana/RS

02

Alegrete/RS

01

Jaguarão/RS

01

Vera Cruz/RS

01

São Borja/RS

05

01

Bagé/RS

04

01

Araraquara/SP

02

Comentários do Facebook