Por dentro do Legislativo

CANDIOTA
*O vereador Danilo Gonçalves (PT), parabenizou o presidente da Câmara, o vereador Gildo Feijó (MDB), pelo ato de qualificação para os jovens de Candiota e pediu a fiscalização no passo a passo, para que as pessoas não precisem sair da cidade para trabalhar. Ele retornou a falar do calçamento em algumas partes da Portelinha, na sede do município, pois o acesso às residências está cada vez mais difícil. O vereador ressaltou que foi até os assentamentos Madrugada e 20 de Agosto, e destacou que os moradores estão com as estradas precárias, pedindo uma atenção maior do secretário de obras Valdenir Dultra. Gonçalves relembrou da ponte do Salso que ainda não foi revitalizada e está dificultando o trânsito do caminhão do leite que precisa percorrer mais quilômetros para chegar ao destino.
*O vereador Marcelo Gregório (PSDB), falou sobre a visita, juntamente com o vice-prefeito Paulinho Brum, a professora Ana Rosa, do Departamento de Carboquímica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ele ressaltou que ficou satisfeito com o que viu e ouviu da doutora, e que ver o estudo que foi feito pelo grupo o deixou entusiasmado. O vereador destacou que já existe e está na Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, todo o trabalho da carboquímica e que chegaram até o estudo feito pela doutora ao Singás, que então se desenrola toda a carboquímica. Disse também que o trabalho está maduro, e que está na hora de tentar tirar o Polo Carboquímico do papel e começar a colocar em prática. Gregório falou que teve uma reunião produtiva em Porto Alegra com a doutora Carla, do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul que cuida da parte de hospitais e ambulatórios, onde estavam presentes o gerente administrativo do Pronto Atendimento 24h Deivid Blank, e a enfermeira Maiara Braga, o prefeito Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito Paulinho Brum e o secretário de Saúde Fabrício Moraes. Ele frisou que a reunião foi para aditar o convênio que existe com a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy e Secretaria Estadual da Saúde, pois hoje a Fundação faz mais serviços do que é remunerado. Por fim ele destacou que se abriu a possibilidade concreta do município voltar a ter um hospital de pequeno porte, podendo ter uma resolutividade maior.
*A vereadora Luana Vais (PT), agradeceu o deputado estadual Zé Nunes (PT), que é presidente da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, por ter permitido o debate sobre o carvão e o desenvolvimento da região na audiência pública. Ela agradeceu os colegas que participaram da sessão especial alusiva aos 60 anos da escola Santa Izabel e falou que é muito importante fazer a integração com a comunidade. Ela retornou a falar sobre a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), especificamente sobre o trecho que fica abaixo das correias da Usina Presidente Médici, lembrando de um recurso deixado pelo governo anterior, para a revitalização da parte.
*A vereadora Hulda Alves (MDB), se reportou à audiência pública da Assembleia Legislativa, e solicitou que o pessoal de Candiota se aproprie mais deste assunto. A vereadora disse que pôde observar os grandes embates que surgiram em função de pessoas que desconhecem o município e a qualidade de vida das famílias, e que estejam mais preparados em acompanhar o debate no sentido de defesa da cidade, região e da matriz econômica que é o carvão mineral. Ela relatou que participou de uma reunião juntamente com a Emater, Prefeitura e Sindicado dos Trabalhadores Rurais, onde Candiota foi o único município da região a encaminhar moção. A vereadora ressaltou que o movimento foi bom, que o Governo Federal retirou as pautas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que estavam batalhando. Falou também da comissão das casas da CGT Eletrosul, e que está sendo amplamente divulgado nos meios de comunicação a importância de cada morador ir até a Procuradoria Jurídica do município, pois as 410 famílias serão atendidas. Hulda concluiu destacando o plantio de árvores realizado pelo MDB Mulher, que foi finalizado na Vila Residencial e disse que ainda não aconteceu no bairro União pois faltam alguns ajustes de infraestrutura do poder público, destacando que 90 mudas de árvores foram plantadas, parabenizando as mulheres que fizeram parte.
* O vereador Léo Lopes (PTB), relatou ter recebido no Legislativo a assessoria do deputado federal Mauricio Dziedricki (PTB), onde deram a informação que no próximo mês o município será contemplado com o programa do Governo Federal que irá trazer uma retroescavadeira para a cidade. Lopes agradeceu o deputado estadual Zé Nunes (PT), por abrir as portas da Assembleia para fazer a audiência pública e falou também, que o deputado Fernando Marroni (PT), está fazendo politicagem em relação ao carvão, pois nunca trouxe recursos para a região. O vereador questionou porque Candiota não foi incluída como cidade fronteiriça, e não ter recebido as doses da vacina como Jaguarão, Herval, Bagé e Pedras Altas que ficam mais longe da fronteira.
* O vereador Diego Lima (MDB), falou que mais de 75% da população candiotense já foi vacinada com a primeira dose da imunização contra Covid-19 e citou a divulgação da nova faixa etária 18+. Ressaltou que o secretário de Saúde Fabrício Moraes informou que até o final deste mês os jovens nessa faixa etária já estarão vacinados com a primeira dose. O vereador parabenizou a vereadora Luana Vais (PT), pela sessão especial em comemoração dos 60 anos da escola Santa Izabel e finalizou informando que entregou ao secretário de Obras Valdenir Dultra, um ofício de iluminação pública para o bairro Seival.
* O vereador Guilherme Barão (PDT), falou da sua satisfação pela Câmara juntamente com a Assembleia Legislativa defender o carvão mineral, e destacou que com certeza o carvão será explorado com respeito e responsabilidade ao meio ambiente. Também falou que a faixa de fronteira mais próxima depois da cidade de Bagé é Candiota, e questionou a desigualdade comparado aos demais municípios.
* O vereador e presidente da Câmara Gildo Feijó (MDB), lamentou a tragédia que ocorreu com o pessoal de Bagé na BR-153, que resultou em óbitos. Falou sobre o avanço da vacinação, e ressaltou da divisão que o prefeito Divaldo Lara de Bagé, fez com Candiota. Falou da tristeza que sente pelas pessoas que não conseguiram receber a imunização, e da felicidade por todos aqueles que estão recebendo.

Comentários do Facebook