Por dentro dos Legislativos

Seguindo a linha editorial de promover o desenvolvimento regional, o jornal abre espaço bem definido para os legislativos, continuando com outros que sempre abriu, e faz bem.
Nem sempre observadas com simpatia pelos munícipes, as Câmaras de Vereadores cumprem um papel importantíssimo na vida comunitária. Fiscalizando, propondo, elogiando ou batendo no executivo, as opiniões ali manifestadas sempre caem bem para quem governa. Se quem bate não tem razão, não há com o que o executivo se preocupar. Por outro lado, se tem, é melhor que o executivo melhore.
Sempre preferi a crítica quando falavam mal das coisas que precisavam ser melhoradas e mais eu trabalhava para ser melhor do que era. Acabei me tornando um chefe de executivo razoável.
Há coisas interessantes de analisar. Por exemplo, quem são os vereadores na sociedade? Parto do princípio.
Quem se candidata para ser vereador? Respondo, pessoas que por acreditarem já terem realizado ações socialmente úteis creem ser merecedoras dos votos dos outros para os representar no parlamento municipal. E as pessoas que acreditam que nunca fizeram algo relevante? Estas não se candidatam. Porém, é importante lembrar que há pessoas que realizaram coisas relevantes e não se interessam pelo cargo de vereador, mas estes são minoria na sociedade. A maioria dos que não concorrem acredita que não tem chance de ser eleito.
Dentre estas pessoas que se habilitam para concorrer, cabe a sociedade escolher os melhores entre os que já realizaram coisas relevantes e podem realizar mais. Enfim, simplificando, cabe à sociedade escolher os melhores entre os melhores. E a sociedade escolhe apenas nove pessoas para serem seus representantes em cada Câmara de Vereadores entre os milhares que vivem em Hulha Negra, em Candiota, em Pedras Altas, em Pinheiro Machado.
Como todos podem compreender, parece lógico, é melhor falar bem do conjunto de vereadores de seu município. Quem escuta alguém falando mal de seus vereadores deve ficar pensando o que este cidadão pensa dos outros membros da sociedade?
A Tribuna do Pampa, que em breve premiará os vereadores que se destacam em cada Câmara, abre o espaço “por dentro dos legislativos” para ressaltar as boas ações daqueles que na sociedade são “os eleitos”. Não é pouca coisa.
Estes, que agora estão mais em evidência, terão que ficar mais atentos e aptos a apresentarem melhores propostas. Quem ganha com isso é a região e o jornal cumpre o que sempre cumpriu ao se apresentar como elemento que promove o desenvolvimento regional.

Comentários do Facebook