Por dentro dos Legislativos- Candiota

Resumo dos pronunciamentos feitos na tribuna durante sessão ordinária do dia 6 de março de 2023

GUILHERME BARÃO (PDT) – Cobrou do Executivo de que o Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) já oficiou duas vezes a Prefeitura para tratar da reposição salarial do funcionalismo em 2023. A inflação é pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), porém é preciso saber, segundo o vereador sobre o ganho real. Guilherme também indagou se os organizadores de uma festa com carros baixos e som tinham autorização, sendo que a comunidade ficou muito incomodada com o barulho no último fim de semana na João Emílio.

GILDO FEIJÓ (MDB) – O vereador parabenizou os organizadores do 3º Broche de Ouro – rodeio realizado no último fim de semana no CTG Candeeiro do Pago. Disse que tem um sonho e ainda o vai vê concretizado antes de morrer, que é a construção de uma pista municipal de rodeios em Candiota. Disse que participa do movimento em defesa da Usina de Candiota (Fase C) e que toda comunidade deve de engajar, já que muitas famílias tiram o seu sustento de lá.

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – O vereador e presidente da Câmara lembrou a destinação de recursos do Legislativo (R$ 200 mil) para o combate à estiagem. Disse que visitou algumas propriedades rurais no fim de semana e que recebeu a gratidão, em nome de todos os vereadores, dos agricultores. Se referiu a uma reunião ocorrida no Sindicato dos Mineiros, onde se falou da trasição justa. Marcelo está propondo a realização de um seminário com empresas multinacionais que já investem em carboquímica para que conheçam a realidade de Candiota. Disse que está contatando um empresário brasileiro com negócios no mundo neste setor e ver se ele se interessa em investir na Capital Nacional do Carvão.

LUANA VAIS (PT) – A vereadora disse ficar triste ao receber imagens de animais morrendo em função da estiagem. Criticou sobre a demora da chegada da silagem aos produtores de leite, bem como, segundo ela, o baixo investimento do município em ações de combate ao fenômeno. Pediu para a comunidade acompanhar o Portal da Transparência sobre alguns gatos da Prefeitura e ver onde os recursos estão sendo investidos. Ela protocolou um pedido de informações sobre uma grande área na sede do município, pela avenida Luiz Chirivino, próximo a avenida 24 de Março, que está com terraplenagem e cercada. Ela indaga a quem se destina o espaço, pois, segundo a parlamentar, não passou nenhum projeto no Legislativo. “Na gestão passada havia chamada pública, com concorrência entre os interessados para ocupar espaços públicos. Agora não sabemos os critérios”, questionou.

DANILO GONÇALVES (PT) – Assinalou a situação na zona rural como muito precária em função da estiagem. Disse que há poucos ações e recursos. Sobre a silagem disponibilizada pela Prefeitura, denunciou que está chegando a metade do que se prometeu aos produtores.Defendeu que todos devem receber os recursos de qualquer esfera do governo, independente se esteja regularizado ou não.

DINO PECH (PTB) – O vereador reforçou o que havia dito na outra semana e que agora começa ser reconhecido, de que, na seua opinião, está sendo injusta a distribuição dos recursos federais para o combate a estiagem. Disse que são muitas perdas para poucos recursos. Parabenizou os organizadores do 3º Broche de Ouro de Candiota, se dizendo um sempre defensor do tradicionalismo e dos esportes campeiros, como laço e gineteada. Falou também da necessidade de construção de um pista municipal de rodeios.

* O vereador Adriano Revelante (MDB) não usou seu espaço e a vereadora estava em viagem oficial do mandato.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook