Por dentro dos Legislativos – Candiota

*A vereadora Hulda Alves (MDB), disse ter participado de um encontro com os professores da escola 8 de Agosto e Santa Fé, juntamente com o prefeito Luiz Carlos Folador, o secretário de Educação Michél Feijó e a coordenadora de Educação Cristiane Fernandes. Segundo ela, o encontro foi para tentar resolver um problema dos professores estaduais que moram em Candiota e lecionam no interior do município. Hulda, citou que o município provê transporte, mas que já fazem alguns anos que os professores usam o seu próprio veículo, tendo o transporte escolar que pode ser usado, desde que o prefeito autorize. A vereadora adiantou que o prefeito irá mandar um projeto de lei para sanar este problema.
*O vereador Léo Lopes (PTB), relembrou o dia do voluntariado comemorado no dia 28 de agosto, e que pôde acompanhar pela cidade uma ação que é recorrente da empresa Intercement, juntamente com a Prefeitura, onde foram arrecadados alimentos. O vereador parabenizou a todos que fazem ações voluntárias.
*O presidente e vereador da Câmara Gildo Feijó (MDB), mencionou a sessão especial que fez referente a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência, que contou com a presença do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), do município. O vereador disse que o secretário de Obras Valdenir Dutra irá cuidar da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), que os três anos que faltam para terminar o governo serão suficientes para fazer os reparos. Feijó citou a questão do desemprego no município e as empresas que chegam com as vagas já fechadas. Ele destacou que irá lutar para que os candiotenses sejam empregados, pois é injusto ser morador de Candiota e não encontrar uma vaga e ver pessoas de outras cidades trabalhando.
*O vereador Diego Lima (MDB), levou como pauta as ruas do bairro Seival, enfatizando que procurou o secretário de Obras Valdenir Dutra em várias datas desde o mês de junho. Lima mencionou que na segunda-feira (30), mais de seis pessoas foram até sua residência e perguntaram se ele estava vendo os buracos nas ruas do bairro. Na oportunidade, afirmou que está fazendo sua parte referente ao assunto e destacou que a comunidade está reclamando com razão. Também, falou sobre os horários de ônibus que foram retirados durante a pandemia que é a linha das 11h30 e 16h30. O vereador informou que procurou a equipe da Kopereck, que deixou acertado um retorno ao longo da semana.
*O vereador Marcelo Gregório (PSDB), agradeceu e enalteceu o Dia do Bem Fazer, que durou a semana toda com a iniciativa da Intercement e participação da Prefeitura. Citou a bíblia ao falar da caridade e o quanto é importante para o mundo. Gregório afirmou que muitos alimentos foram arrecadados e que a secretária de Ação e Inclusão Social Andréia Rangel, irá repassar às pessoas que mais precisam.
*O vereador Ataídes da Silva (PT), falou das estradas, que com as fortes chuvas acabaram danificadas, principalmente nos assentamentos Madrugada, 22 de Dezembro e localidades onde é necessário fazer a entrega de leite. Ataídes informou que segundo o secretário de Obras, terá início a obra da ponte do Passo do Salso. Ele agradeceu o secretário Dutra pelo patrolamento das estradas que dão acesso aos assentamentos e o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, pelo atendimento e atenção de sempre.
*A vereadora Luana Vais (PT), citou a sessão especial com a presença do CRA, e disse que enquanto o Ministro da Educação fala que as pessoas especiais atrapalham na sala de aula, puderam ter um momento único de cidadania e amor ao próximo. Ela agradeceu a Defensoria Pública pela agenda que foi positiva e ressaltou que já começou a negociação e que têm todas as expectativas nessa luta. A vereadora registrou a reunião com as protetoras da causa animal, dizendo que foi interessante e que contou com a presença do secretário de Saúde Fabrício Moraes, afirmando que movimentará para que essas pautas sejam atendidas e entendidas por toda a população. Referente a PEC 32, Luana informou que assinaram a Moção de Repúdio, que os funcionários públicos não precisam se preocupar com os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), pois já retiraram o encaminhamento de voto contrário e que os partidos de esquerda estão fazendo várias emendas para amenizar o impacto, acrescentando ser uma palhaçada o que o presidente está fazendo com os trabalhadores. Ela pediu para as pessoas que trabalham imaginar como seria ficar sem o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando que é desumano e monstruoso o que o governo Bolsonaro está fazendo com as pessoas. A vereadora disse ter ficado feliz por saber que será feita a obra da ponte do Passo do Salso, que sempre foi bem recebida pelo secretário Valdenir e que esteve no local juntamente com o vereador Danilo Gonçalves (PT) para cumprirem o papel de fiscalizar e estar junto da demanda da população. Por fim ela ressaltou que saiu uma matéria no Tribuna do Pampa onde o secretário Valdenir citou que eles estavam a reclamar sobre a situação. Luana disse que não estão reclamando, e sim fiscalizando e cumprindo o papel de legislador.
*O vereador Danilo Gonçalves (PT), falou sobre a PEC 32, e disse que quando os deputados irem até as cidades pedir voto, devem dizer não, pois não adianta votar neles, e depois fazer uma Moção de Repúdio pedindo para que não aconteça. Danilo se referiu a ponte do Passo do Salso, e informou que estiveram no município de Hulha Negra em reunião e que na oportunidade conversaram com o secretário Marco Igor, que informou que sempre esteve disposto para trabalhar sobre a questão da ponte. O vereador frisou que algumas coisas não estão se encontrando, e que sabe o quanto faz falta a construção para os moradores. Ele ressaltou que o dever do vereador é fiscalizar e que ninguém pode calar, e que o objetivo é trabalhar em favor da população. Finalizou dizendo que são oposição para ajudar, e que durante este mandato irão trazer todas as reivindicações da comunidade.

Comentários do Facebook