PRIMEIRA ETAPA

“Preciso fazer a ETA funcionar e produzir água com qualidade”, afirma prefeito de Hulha Negra

Processo deve levar alguns meses até que água proveniente do local possa abastecer as comunidades com qualidade

Estrutura interna sistema de operação foi mostrado aos novos gestores Foto: Divulgação TP

O prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani e seu vice André Araújo, o Bexiga, acompanhados de uma comitiva de integrantes do governo, visitaram a UTE Pampa Sul e, posteriormente, o prédio da Estação de Tratamento de Água (ETA), construída na localidade da Trigolândia em Hulha Negra para tratar sobre o tema.

Foram visitados todos os setores do sistema, da Unidade de Bombeamento que vai captar água da barragem e enviá-la até a ETA, a rede de adução e a Estação, já concluída há vários meses. Na ocasião, aconteceu o início do processo de entrega do prédio ao município, realizada por uma comitiva técnica da usina, oportunidade em que foram apresentados para os novos gestores, os detalhes do funcionamento do equipamento, bem como esclarecidas as responsabilidades da Prefeitura de Hulha Negra e UTE Pampa Sul no processo para o pleno funcionamento do sistema de tratamento da água que é captada na barragem do Rio Jaguarão.
UTILIZAÇÃO DA ÁGUA

Ao Tribuna do Pampa, o prefeito Campani, que também é biólogo, disse que inicialmente o foco de trabalho está na manutenção da ETA, captação de água necessária para a reservação e com qualidade que possa ser enviada a população.

“O início das operações serão práticas de pilotagem, com realização de calibragens e testes. Nossa meta e dever é produzir água de qualidade e para isso é preciso ter equipe técnica, fazer uma higienização na estrutura, para que ocorra o bombeamento da água e tratamento. Testes serão realizados e quando a água estiver na qualidade certa, chegará até a população, pois precisamos proporcionar água com qualidade. É preciso ter calma para esse processo que deve levar em torno de seis meses”, explicou o prefeito.

Ainda segundo relatou Campani em entrevista ao TP, deverá ser construído um reservatório com boa capacidade de volume de água para que possa ser distribuída inicialmente para a Trigolândia, tendo em vista que também precisa ser construída a rede distribuidora para levar água da ETA a sede do município.
“Vamos começar a projetar a rede que vai descer a água da Trigolândia para ligar ao sistema subterrâneo que temos aqui. O encanamento doado pela UTE Pampa Sul está disponível na antiga Cesa, mas a instalação dessa rede é mais complexa porque temos a estrada, cercas e propriedades particulares, onde é necessário ter licença para atuação. É necessário um estudo para fazer conexão entre os dois sistemas para chegada da água nas caixas para abastecimento e com qualidade. Mas acredito que todos terão a sensibilidade de auxiliar o Executivo para que a rede seja instalada e a água chegue até a sede do município”.

Bexiga e Campani acompanham o processo pessoalmente Foto: Divulgação TP

PAMPA SUL

O jornal entrou em contato com a assessoria de Comunicação da UTE Pampa Sul para um posicionamento sobre a importância do primeiro ato de entrega do equipamento. Em nota, a Pampa Sul informou que a ETA é uma parceria estabelecida com a Prefeitura de Hulha Negra para que a população tenha segurança no abastecimento de água potável e com qualidade. “O projeto representa um importante passo no enfrentamento dos desafios hídricos do município e do entorno. A entrega da ETA é prioridade para a Pampa Sul, que vem promovendo ações sustentáveis para beneficiar as comunidades e preservar o meio ambiente em sua área de atuação”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook