QUESTÃO ENERGÉTICA

Prefeito de Candiota defende prorrogação das usinas a carvão em audiência no Senado

Usina de Candiota tem contratos de energia vencendo em dezembro deste ano e depende de uma nova legislação Foto: J. André TP

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) está em Brasília neste momento, quando vai participar com tempo de 10 minutos, de uma audiência pública que debate o projeto de lei 576/2021. O PL, já aprovado pela Câmara Federal, versa sobre construção de usinas eólicas em alto mar (offshore), porém foi emendado pelos deputados, prevendo a prorrogação da compra de energia de reserva gerada por usinas a carvão mineral até 2050. “Defenderei aqui com muita força e muita maestria, a continuidade de nossas usinas”, assinalou Folador em vídeo publicado nas redes sociais.

Folador está no Senado neste momento Foto: Reprodução TP

A Usina de Candiota, pertencente a Âmbar Energia, ainda vive o impasse de sua continuidade, pois seus contratos de venda de energia se encerram em dezembro próximo. Ela depende de uma nova legislação para seguir operando permanentemente. Caso a emenda do PL 576/2021 não passe no Senado, as esperanças recaem sobre a Medida Provisória 1212/2024, que possui duas emendas de prorrogação das usinas, uma da deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que prevê até 2043, e outra do senador catarinense Esperidião Amin (PP), que prevê até 2050.

Para acompanhar a audiência basta acessar https://www.youtube.com/live/VzgRS7EeztI

Comentários do Facebook