No próximo dia 31 de dezembro, encerra o mandato do atual prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas. Além de gestões anteriores e ocupar diversos cargos políticos, ele esteve a frente do Executivo nos últimos oito anos. Confira abaixo, uma entrevista exclusiva acerca do fim de mandato.
TP – Prefeito, qual seu sentimento sobre este encerramento de ciclo?
Renato – “Estamos efetivamente envolvidos em servir a nossa comunidade desde a emancipação. Participei de todos os pleitos eleitorais, pois acreditamos na missão de servir com amor sem olhar bandeiras partidárias. Encerrar esse ciclo é um momento de realização e reflexão. A sensação que fica é de gratidão por tudo o que pudemos contribuir ao longo desses anos. Saio com o coração tranquilo, consciente de que fizemos o nosso melhor e com a certeza de que continuaremos sendo parceiros do desenvolvimento.”
TP – Qual o seu principal desafio nesta última gestão e últimos dois mandatos?
Renato – “Sem dúvida, os últimos oito anos foram extremamente desafiadores, especialmente pela ausência de apoio do governo federal, que não destinou um único centavo ao nosso município. Trabalhar com recursos tão limitados exigiu criatividade, planejamento e um esforço incansável para manter os serviços essenciais funcionando e atender às necessidades da nossa comunidade. Posso classificar como desafio apavorante a pandemia. Enfrentamos um inimigo invisível que testou nossa capacidade de gestão, estrutura de saúde e resiliência como sociedade. Foram momentos de muita luta, em que priorizamos salvar vidas, mas enfrentamos perdas que jamais serão esquecidas. As adversidades climáticas também nos colocaram à prova. Passamos por períodos severos de estiagem, que afetaram a produção agrícola, bem como chuvas intensas e vendavais que causaram danos significativos à nossa infraestrutura e às famílias. Esses eventos exigiram ações rápidas e eficazes, muitas vezes com poucos recursos. E quando a BR-293 ficou interditada, a construção do desvio emergencial fez com que carros e caminhões passassem por dentro da sede do nosso município. Esse tráfego intenso causou muitos danos, na pavimentação da sede e estradas do interior, que foram praticamente destruídas. Nosso maquinário sofreu nesse processo. E tudo isso teve que ser enfrentado apenas com recursos do caixa livre do município.”
TP – Quais conquistas consideras mais marcantes?
Renato – “Algumas se destacam por terem transformado a vida da nossa comunidade. Uma delas foi o fortalecimento da infraestrutura com a pavimentação de quase toda a sede do município. Nunca na história se investiu tanto em pavimentação como nesses últimos oito anos na cidade. Também destacamos os avanços na saúde, com aumento expressivo na frota de veículos, ampliação dos atendimentos e investimentos em equipamentos, proporcionando um cuidado mais próximo e eficiente para a população. Conseguimos melhorar a estrutura das escolas e ampliar o acesso a recursos que qualificam o ensino, valorizando professores e dando mais oportunidades aos alunos. Destacamos também o apoio aos agricultores familiares e celebramos a conclusão do processo de regularização da área verde. Conseguimos manter o equilíbrio financeiro do município, honrar nossos compromissos e trazer resultados concretos.”
TP – Como está a situação financeira da Prefeitura?
Renato – “Equilibrada e organizada, fruto de uma gestão responsável e comprometida com o bom uso dos recursos públicos. Sempre priorizamos o pagamento em dia de todos os servidores, o vale-alimentação e mantivemos o compromisso de honrar os pagamentos com fornecedores pontualmente. Aliás, Hulha Negra é reconhecida como exemplo na região quando o assunto é gestão financeira, e até mesmo Brasil afora, com resultados que nos renderam prêmios nacionais de excelência. Essa conquista é reflexo de um trabalho sério, planejado e realizado com muita dedicação por toda a equipe de governo. A Prefeitura está preparada para o futuro, com capacidade de enfrentar novos desafios e dar continuidade aos projetos que estão em andamento.”
TP – O prefeito Renato Machado irá se tornar, a partir de 1º de janeiro, o produtor, o esposo, o pai, o avô. Não tendo concorrido a outro cargo e estando fora da Prefeitura pelos próximos quatro anos, é um sinal de encerramento de vida política ou apenas uma pausa?
Renato – “Essa mudança não representa um encerramento da minha vida política, mas sim uma pausa necessária. Concluo esse ciclo de oito anos como prefeito porque a lei não permite a reeleição, e entrego a gestão com a consciência tranquila de que fiz tudo o que estava ao meu alcance para servir à nossa comunidade. A vida política não se limita ao cargo. Meu compromisso com Hulha Negra vai muito além disso. Estar à frente da prefeitura foi uma grande responsabilidade, mas servir ao nosso município é algo que sempre esteve e estará no meu coração. Servir, servir e servir: esse é o nosso papel, e acredito firmemente que devemos ser servidores do município, e não ser servidos por ele. Independentemente de onde eu estiver, continuarei contribuindo para o crescimento de Hulha Negra, apoiando iniciativas e projetos que beneficiem a nossa população.”
TP – Mensagem:
Renato – “Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento a toda a nossa comunidade pelo apoio, confiança e parceria. Foram anos desafiadores, mas também de grandes conquistas, e nada disso teria sido possível sem a colaboração de cada um. Aos nossos servidores, nosso muito obrigado. Vocês foram e continuam sendo fundamentais para o bom andamento do nosso município, e a nossa gratidão é imensa. Desejamos à nova gestão muita sorte e sucesso. Que possam trabalhar com o mesmo compromisso e dedicação que sempre buscamos, colocando o serviço à comunidade como prioridade, acima de tudo, o que importa é servir. Que o espírito de união, respeito e trabalho coletivo continue guiando os passos de todos na construção de um futuro ainda mais próspero para Hulha Negra. Muito obrigado, Hulha Negra! Vamos juntos, sempre!”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*