POLÍTICA

Prefeito de Piratini analisa as dificuldades de governar em meio a crise econômica

Prefeito recebeu a reportagem do TP e falou sobre  alguns tópicos importantes

Prefeito recebeu a reportagem do TP e falou sobre alguns tópicos importantes Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Sem esconder os empecilhos que dificultam o desenvolvimento de sua gestão, o prefeito de Piratini, Vitor Ivan Todrigues, o Vitão, explanou sobre as estradas da zona rural e a chegada do inverno, bem como o escoamento da produção de soja, situação das ruas na cidade, transporte escolar e a terceirização, pelo segundo ano consecutivo, das festividades da Semana Farroupilha.

É notória a preocupação do prefeito com relação à situação e precariedade das ruas da cidade. Segundo ele, alguns pontos, como a avenida 6 de Julho que dá acesso ao Balneário Municipal, rua em paralelo com a avenida Perimetral, próximo a escola Ruy Ramos, INSS e locais do bairro Padre Reinaldo, deverão receber melhorias, já que é visível as péssimas condições que os trajetos se encontram.

De acordo com Vitão, a falta de maquinário suficiente para desenvolver o serviço é um grande entrave já que os veículos disponíveis no momento trabalham de forma reduzida, além de já apresentarem desgaste. “Enfrentamos esse grande problema, mas o trabalho está sendo realizado. Agora, aguardamos a liberação de uma cascalheira para recompor o trajeto de forma mais rápida para a comunidade que tanto solicita melhorias”, disse Vitão, ressaltando entender o descontentamento da população, lembra porém, que este é um problema que está sendo enfrentado por todo o país e não só Piratini.

ESTRADAS – A grande extensão do município e a dificuldade em manter boas condições das estradas, principalmente durante o período de escoamento da produção de soja, é uma das grandes preocupações do Executivo Municipal. As dificuldades encontradas em 2017 não devem ser diferentes este ano, mas Vitão garante que a parceria com os produtores é uma alternativa. “Entendemos o prejuízo causado pela estiagem e por isso, sabemos que o momento de escoamento da soja necessita de um auxílio para que não haja ainda mais agravamento”, pondera o prefeito.

TRANSPORTE ESCOLAR – O transporte escolar é outra preocupação constante, segundo Vitão. O ano letivo deste ano já demonstrou que haverá dificuldades e por isso, o sinal de alerta já está acionado. “Com a inviabilidade de adquirir novos veículos para a frota própria, optou-se há um bom tempo pela terceirização do serviço. Isso, junto a uma parceria com o Governo do Estado, nos trouxe mais dificuldades, já que os recursos provenientes repassados para o transporte de alunos estaduais do interior do município são insuficientes”, ressalta o prefeito.

No entanto, ele salienta que embora a parceria com as empresas esteja complicada diante da manutenção e pagamento pelo serviço, é importantíssimo ressaltar que os responsáveis pelas empresas estão sendo solidários e estão entendendo as dificuldades encontradas. “O transporte escolar ainda é um problema, nós temos fragilidades e desencontros. Estamos procurando adquirir mais veículos próprios para que sobre mais dinheiro para poder cumprir também, com mais prestreza com as empresas terceirizadas”, enumera o prefeito, ao explicar que o município gasta um valor superior ao repassado pelo Governo do Estado.

SEMANA FARROUPILHA – Desde que assumiu como prefeito, Vitão decidiu optar pela terceirização da Semana Farroupilha. O evento, pelo segundo ano consecutivo, será realizado por uma empresa de fora da cidade. De acordo com o chefe do Executivo, embora o evento seja importantíssimo culturalmente, é inevitável a preocupação em focar em serviços como saúde e educação, principalmente. Para Vitão, a Semana Farroupilha se tornou um evento muito grande e não há investimento ou patrocínios que correspondam a esta realidade atualmente, por isso, a terceirização. “Nós ainda não temos como subsidiar e tirar de áreas que são importantes. Para o município é importante que a Semana Farroupilha aconteça, e nossa preocupação é que a Prefeitura não comprometa seus recursos”, salienta o prefeito.

Comentários do Facebook