CORONAVÍRUS

Prefeito interino de Pinheiro diz que Coordenadoria de Saúde orientou não publicar nomes de vacinados

O prefeito interino de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas), prometeu em sua página do Facebook, que publicaria nesta quarta-feira (28), a lista das pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 no município. A medida, segundo ele, seria para desmentir um boato de que teria recebido uma das doses.

O TP cobrou ontem da assessoria de comunicação a publicação, contudo foi repassado que ainda não havia uma definição sobre se Ronaldo mesmo publicaria ou seria a própria assessoria. Na manhã desta quinta, o jornal entrou em contato com o prefeito provisório pinheirense, que lamentou a não publicação da lista, dizendo que tentou e foi incisivo, mas que não foi possível. “Fomos orientados pela 3ª Coordenadoria de Saúde (CRS) a não publicar a lista nominal dos vacinados. Eu não sabia que não podia publicar, mas queria muito para esclarecer isso. Fiquei muito preocupado e chateado e jamais tomaria a vacina antes do tempo. Tomarei quando chegar a minha vez”, disse.

Ronaldo ainda destacou que vai entregar a listagem ao Ministério Público (MP) e que se alguém souber de alguma irregularidade na vacinação que procure a Promotoria para denunciar.

Em contato com a coordenadora da 3ª CRS, Caroline Torres Hoffmann, ela confirmou a orientação. “Falamos para os municípios sobre a legislação da Vigilância de sigilo e o termo de confidencialidade de dados e a lei proteção dos dados dos pacientes. Orientamos eles a ver com a Procuradoria do município sobre essa legislação”, disse.

* Com correção de informações às 13h21 do dia 28/01/2021

Comentários do Facebook