CIDADE

Prefeitura de Candiota pretende implantar novo conceito de limpeza e paisagismo na cidade

Mutirões serão feitos em todas as localidades e depois haverá equipes permanentes

Uma série de mutirões será feito em todas as localidades. A ação começou pela Vila Residencial, que possui uma situação mais complexa, com muitas áreas de vegetação Foto: Divulgação TP

Uma cidade bonita, limpa e bem organizada ainda são conceitos distantes de Candiota. Aliás, a própria região carece disso. Um gostinho dessa visão foi vivido por quem morava nas vilas Operária e Residencial, nos tempos em que elas pertenciam a extinta Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e que Candiota ainda não era município.

Contudo, dizem os entendidos, que o primeiro passo para uma mudança verdadeira, é reconhecer o problema e entendê-lo. Em entrevista ao jornal esta semana, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Brum, distinguiu a situação. “Candiota ainda é uma cidade feia do ponto de vista estético e de organização urbana. Precisamos modificar isso, inclusive para atrair mais pessoas para cá. Os maiores salários ganhos aqui não moram no município. Limpar e embelezar a cidade são fatores de atração fundamentais”, salientou.

Entretanto, o vice-prefeito entende que para o processo ter continuidade e dar certo, também é necessário que a população se conscientize e queira uma cidade exemplar neste quesito. “Podemos ser a cidade mais limpa do Brasil, por que não? Mas para isso é preciso a comunidade abraçar também a ideia”, disse.

MUTIRÕES – A Secretaria de Turismo assumida por Paulinho recentemente, incorporou a limpeza da cidade por decisão do prefeito Luiz Carlos Folador, tendo sido criado o Departamento de Limpeza Urbana e Paisagismo, que é coordenado por Ezequiel Pinto, o Keno. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, antes responsável, agora presta um apoio logístico, assim como a Secretaria de Meio Ambiente.

A escolha da Vila Residencial para ser a primeira localidade a receber uma série de mutirões que estão programados, não é por acaso. Conforme Paulinho, o bairro possui uma característica própria de ser muito arborizado e possuir muita área com gramados. Também servirá de piloto para as demais localidades.

Atualmente, o Departamento possui 25 pessoas trabalhando diretamente na limpeza urbana e uma boa parte delas estão concentradas há vários dias na Residencial. Elas são contratadas da empresa Gear Serviços. Após isso, a equipe ficará cerca de 30 dias na sede do município e depois partirá para mutirões na João Emílio, Seival, São Simão e Operária.

Conforme Paulinho, após essas verdadeiras faxinas, esta equipe de 25 pessoas será desmembrada para serem criadas equipes permanentes, conforme o tamanho de cada lugar, para atuarem nas localidades.

Conforme Keno, após cada mutirão, uma equipe ficará em cada localidade mantendo o trabalho. “Teremos uma turma que estará sempre em movimento para complementar os trabalhos e também para qualquer eventualidade, como limpeza em escolas, postos de saúde e após eventos”, completa.

CONQUISTA – Para o coordenador do Departamento, esta estrutura é, nas palavras dele, uma grande conquista para o município. “É muito bom podermos contar com uma equipe de 25 trabalhadores candioteneses para a realização deste trabalho”, enfatiza Keno.

O coordenador afirma que há um esforço de inovação, visando um espaço público mais limpo e melhorando a qualidade de vida dos munícipes, além do embelezamento da cidade. “Nosso propósito é revitalizar os espaços, observando todos os pontos, da limpeza à reforma de vias e calçadas. Sabemos que o desafio é grande, mas irá chegar a todos os bairros. Estar à frente deste trabalho é muito satisfatório, pois é notório que as pessoas estão felizes em ver seu bairro limpo. Também buscamos estimular a educação dos moradores em manter a ordem em cada localidade”, destaca.

PAISAGISMO – Além da limpeza em si, a cidade vai começar a receber um tratamento melhor na questão de paisagismo, com olhar especial para canteiros, trevos e calçadas, que terão ajardinamento, plantas e flores.

Paulinho Brum adiantou que a Prefeitura já está preparando uma área para a plantação de grama da espécie São Carlos (também conhecida como Sempre Verde), que deverão ajudar no paisagismo ao longo da área de domínio da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), que vai receber em breve pavimentação nova em todo o seu leito, inclusive nos acostamentos, além de toda a sinalização vertical e horizontal. “A MAC é nossa porta de entrada e vamos trabalhar no seu embelezamento também”, apontou.

A praça central e avenida 24 de Março, terão uma atenção especial, pois são locais de grande movimento, especialmente nos fins de semana Foto: Divulgação TP

PRAÇA CENTRAL – Ao longo da avenida 24 de Março e da praça central da cidade, o amanhecer nos fins de semana tem cenas bem ruins. É muito lixo esparramado pelas ruas, além dos próprios locais de depósito do lixo estarem abarrotados e mexidos por cães. O vice-prefeito e secretário de Turismo destacou que, após os mutirões, o local terá uma pessoa responsável e exclusiva para cuidar da limpeza e organização da área.

ECO-PONTOS – Outra novidade será a implantação dos chamados eco-pontos em todas as localidades. A atual gestão não tem cobrado pelo recolhimento de entulhos (como restos de poda, grama e material de construção), porém muitas pessoas têm deixado os materiais em locais impróprios. “Com os eco-pontos, a comunidade terá a responsabilidade de levar os entulhos até lá. Caso seja uma quantidade muito grande, a pessoa recolhe uma taxa na Prefeitura e em até 30 dias será recolhido. De outro modo terá que contratar um serviço particular”, assinala.

Keno complementa. “O fato da comunidade não jogar lixo em local inadequado, de alinharmos as datas de coletas estipuladas pela Secretaria de Meio Ambiente e também colocando seus descartes nos pontos que serão instalados em todos os bairros, estaremos colaborando com a ordem e o meio ambiente, gerando consciência e bem-estar”.

MONITORAMENTO – Sempre a conscientização é melhor, vem antes, do que a punição. Entretanto, se sabe que muitos preferem o politicamente incorreto e fazem descarte de lixo onde der na telha.

Neste sentido, que a Prefeitura pretende implantar, conforme Paulinho, a partir de 2023, câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, que além de mais segurança para a comunidade, também vai coibir vandalismos e descartes irregulares.

Também, todas as localidades irão receber lâmpadas de LED. “Todo esse conjunto de medidas, que dependem de tempo e adaptação são prioridade e fazem parte de um novo conceito que estamos desenvolvendo para uma cidade mais agradável de se viver”, destaca.

Na foto, parte da equipe de 25 trabalhadores candiotenses que fazem a limpeza urbana Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook