EM ALERTA

Prefeitura de Hulha Negra adota medidas de precaução para evitar racionamento total de água

Abastecida por poços artesianos, cidade enfrenta há muito tempo o problema. Água da barragem da UTE Pampa Sul é solução

População precisa armazenar água para enfrentar a escassez Foto: Divulgação TP

A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. O municí­pio é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão-pipa para chegar água em inúmeras residências do interior e localidades próximas da sede – como o bairro Floresta.

Com baixo índice de chuvas e intenso consumo de água durante os dias quentes, a Prefeitura de Hulha Negra adotou um sistema de economia de água no início deste ano. O racionamento parcial de água acontece quatro horas por dia – das 13h às 17h. Neste período as tubulações ficam cheias após o des­ligamento das bombas, permitindo que o período sem o abastecimento seja pequeno.

Conforme o Executivo, a medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. A ação será realizada por tempo indetermi­nado e o resultado esperado é que no intervalo que os poços ficarem fechados seja possível abastecer os reservatórios. A administração já pensa em decretar situação de emergência, buscando evitar ainda mais o agravamento do caso.

O prefeito Renato Machado destaca que o esquema tem permi­tido que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, con­seguimos atender toda a demanda da comunidade. Hoje estamos com dois caminhões atendendo cerca de 280 famílias no interior do município. Também utilizamos caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana. Toda água potável do município é coletada em seis poços artesianos”, explica.

O gestor solicita a colabora­ção da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.

Atualmente a captação de água de Hulha fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos. A Prefeitura conta com dois caminhões-pipa com reservatório para capacidade de 8 mil litros cada, e um trator pipa com capacidade de armazenar 4 mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no inte­rior e na sede do município todos os dias. No interior é distribuído diariamente, em média, de 15 e 20 mil litros de água. A distribuição de água nesses locais contempla 280 famílias.

De acordo com o gestor do município, esses veículos também são responsáveis por abastecer os reservatórios com menor capaci­dade de captação de água – como a caixa de água da Igreja Católica, que é abastecida com 16 mil litros diariamente. Já o reservatório do bairro Floresta recebe, em média, 24 mil litros de água por dia.

AÇÕES – A água é uma pauta cons­tante do atual governo de Hulha Negra, que busca junto às esferas Estadual e Federal medidas para solucionar ou reduzir o problema no município. “Estamos buscan­do alternativas fora do município, mas muitas vezes o retorno é qua­se nada. Não precisamos de mais caminhão-pipa, precisamos é de água potável”, enfatiza o prefeito.

Caminhão-pipa leva água para a zona rural Foto: Divulgação TP

Entre os cuidados apon­tados pelo chefe do Executivo hulhanegrense, ele destaca o projeto que prevê a instalação de hidrometria em toda a zona urbana da cidade, a fim de con­trolar o uso excessivo de água no município.

O problema histórico de abastecimento de água em Hu­lha Negra deverá ser resolvido com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma rede adutora de água que ligará o reservatório de água da UTE Pampa Sul e a ETA de Hulha Negra permitindo a captação de água para o município na barra­gem da Usina. A ETA, a primeira do município, será construída na Trigolândia, cerca de três quilô­metros da sede do município.

A ação mais palpável foi a liberação do poço da Serra da Hulha que injeta em média 5 mil litros/horas na rede. A água é armazenada no reservatório e coletada pelo caminhão pipa que abastece a sede e o interior de Hulha Negra.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
Há sete dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:
– Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.
– Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
– Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto – se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
– Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
– Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5.000 litros de água a longo prazo.
– Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
– A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Comentários do Facebook