ÁGUA

Equipe da Engenharia do Exército visita Bagé e sinaliza parceria para construção da barragem

Nesta quinta-feira (6), representantes do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, realizaram visita técnica na área da barragem da Arvorezinha. Os militares estiveram na cidade a fim de conhecer os detalhes do projeto da obra e a estrutura já existente. A vinda aconteceu depois da sinalização de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante sua viagem a Bagé na semana passada. Na ocasião, o prefeito Divaldo Lara solicitou ao chefe do Executivo brasileiro para priorizar a obra, que é crucial para a cidade. “Estamos sendo atendidos de maneira muito ágil e responsável. As nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou o gestor.

Durante a visita, o capitão Davi Martins Chagas, chefe de Operações do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, mostrou-se satisfeito com o que viu no local. “Viemos para verificar as condições técnicas da obra, as instalações, o que já foi feito, a fim de levarmos um parecer aos nossos superiores para ser realizada uma análise da possibilidade de fazermos a obra”, destacou. Questionado sobre os prazos de construção, caso se efetive a parceria, ele respondeu: “O próprio presidente Bolsonaro mostrou o interesse em fazer a obra, então vamos fazer o mais rápido possível, para ajudar a população de Bagé”.

O diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Eduardo Mendes, ressaltou a importância da visita dos militares. “Este é um dia muito importante. Depois de uma semana de tratativas em Brasília, juntamente com o prefeito, buscando dar continuidade às obras da barragem, nós fomos coroados com a visita do presidente em Bagé, e hoje já estamos recebendo esta equipe para realizar o levantamento. Estamos otimistas que em breve possamos começar esta obra a fim de terminarmos com o problema histórico de falta de reserva hídrica”, concluiu.

O PROJETO – Esta primeira fase da obra da barragem da Arvorezinha consiste na execução do canal de aproximação, vertedouro, ensacadeira e tomada de água. Após a construção desta primeira etapa, Bagé terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Atualmente, a cidade possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Assim, depois de finalizada a primeira etapa da nova barragem, o armazenamento de água da cidade aumentará para 7.010.574,21 m³.

Comentários do Facebook