Policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 230 aves silvestres em um veículo na noite desta terça-feira (24), na BR-293, em Bagé.
Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais abordaram uma caminhonete Hilux SW4 com placas de Garopaba (SC), que transitava pela BR. Ao vistoriar o interior do veículo, a equipe policial encontrou dois filhotes de avestruz sobre o banco traseiro e cerca de 230 aves silvestres em gaiolas ocultas por um cobertor no bagageiro.
Entre as espécies apreendidas havia cardeais e tupis e algumas das aves já estavam mortas. O condutor do automóvel, um homem de 57 anos, natural de Jacupiranga (SP), foi preso e encaminhado à polícia judiciária local.
Ele responderá pelo crime de maus-tratos a animais. As aves foram entregues aos cuidados de uma fiel depositária. O veículo foi recolhido ao depósito credenciado.
Conforme dados da Organização das Nações ONU, somente o tráfico de drogas e de armas movimenta mais dinheiro do que o comércio ilegal de animais. No Brasil, o IBAMA estima que o tráfico de animais silvestres provoca a retirada de mais de 38 milhões de exemplares das florestas e matas.