CORONAVÍRUS

Primeira paciente de Covid-19 com alta no Hospital de Pinheiro Machado tinha 16 familiares infectados

Dona Dilce junto com a equipe da ala Covid-19 do hospital pinheirense, quando de sua alta. Momento de comemoração Foto: Divulgação TP

O Hospital de Pinheiro Machado implantou recentemente seis leitos clínicos para tratamento de casos de Covid-19 na cidade.

Na noite desta quinta-feira (1°), com direito a comemoração e tudo, a unidade deu alta para a primeira paciente que estava em tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus. A pelotense de 67 anos,  Dilce Bitencourt Chagas estava internada desde o dia 24 de março último.

SURTO FAMILIAR – O TP conversou com a filha de Dilce, Analu Bitencourt Chagas, ainda na noite da alta. Ela autorizou a publicação do nome da mãe e das fotos.

A filha contou que também recebeu alta na última semana, porém não precisou de internação hospitalar. “Esse vírus é maldito, mas a minha palavra é de nunca perder as esperanças”, disse.

Analu conta que, além dela e a mãe, outras 15 pessoas da família contrairam o vírus, totalizando 17 pacientes.  Ela, que é moradora de Pinheiro Machado, disse que assim que a sua irmã começou a ter sintomas em Pelotas, ela foi até lá para trazer a mãe, que aparentemente não estava infectada. A partir dali se estabeleceu uma cadeia de contaminação na família, inclusive o marido de Analu também foi acometido.

A sua mãe, que possui pressão alta e obesidade, começou a ter febre diária e foi diagnosticada com pneumonia. “Tinha tudo para dar errado, mas graças ao atendimento maravilhoso da equipe do Hospital, minha mãe saiu dessa”, agradeceu.

Por fim, Analu pediu para que as pessoas se cuidem, especialmenteos os mais jovens, porque o vírus está matando indiscriminadamente.

LEITOS – Segundo informou o prefeito em exercício e vice-presidente licenciado da Associação de Assistência Social (AAS) – mantenedora do Hospital, os leitos foram organizados há cerca de 10 dias e tem uma equipe específica com médica, enfermeiro, higienizadores e fisioterapeuta. “Me sinto um ser iluminado. Paciente internado com Covid  saindo do nosso Hospital recuperado. Trabalho do passado, traz resultados para o presente e futuro. Parabéns a todos, direção, funcionários, comunidade e ao secretário da Saúde, Éliton (Rodrigues), que foi um grande parceiro”, escreveu Ronaldo em sua rede social.

A tesoureira da AAS, Everaldina Santos, também comemorou em suas redes sociais. “Gente estou muito emocionada e agradecida a Deus, hoje as 21h do dia 01/04/21 está dando alta a nossa primeira paciente Covid, graças aos cuidados dessa equipe maravilhosa e dra. Luciana, o tratamento foi um sucesso. Deus abençoe a paciente e os profissionais pela valorização da vida”, assinalou.

Conforme repassado ao jornal, outro paciente estava internado, mas foi transferido para Bagé. Agora, a ala Covid do hospital pinheirense está sem nenhuma internação.

O jornal fez contato com a médica Luciana Balinhas, que é a responsável pela ala Covid, porém ainda não obteve retorno.

Seis leitos clínicos foram montados Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook