EXECUTIVO

Procuradoria de Candiota quer evitar judicialização trabalhista de servidores

Para a procuradora Nathiene Vaz, o esforço também é uma forma de economia aos cofres públicos Foto: Cáren Zél /Especial TP

Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito Paulinho Brum e a procuradora-geral do município, Nathiane Vaz, estiveram reunidos com o presidente do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), Marcelo Belmudes, tratando assuntos de interesse dos servidores públicos de Candiota.

Durante a reunião foi apresentado o objetivo da nova metodologia de trabalho da Procuradoria do município, que segundo a procuradora é “reconhecer, dentro da legalidade, o direito do servidor no âmbito administrativo, evitando a judicialização, que onera ainda mais os cofres públicos. Buscaremos priorizar o diálogo com o Sindicato com relação às demandas dos funcionários públicos, as quais serão levadas ao conhecimento da Procuradoria-Geral antes da judicialização para resolução administrativa”, explica Nathiane.

Na oportunidade a procuradora destacou a intenção de reduzir o número dos processos ajuizados em desfavor do município, focando na advocacia preventiva, atuação que irá refletir na diminuição do passivo de precatórios, gerando uniformização dos atos e segurança jurídica para os servidores e administradores.

“Para o Sindicato é de fundamental importância estabelecermos um diálogo construtivo para que possamos resolver questões antigas que permanecem sem solução. Resolver de forma administrativa sempre foi pauta deste Sindicato, mas infelizmente as vezes não conseguimos avançar e se acaba judicializando. Com essa nova metodologia da Procuradoria-Geral do município, principalmente os servidores serão beneficiados. Damos o pontapé inicial para resolvermos questões de insalubridade e periculosidade, bem como ações que ainda não tem decisão final, mas que a Procuradoria já reconheceu que é devido e de direito dos servidores. Também cabe ressaltar que num futuro próximo estaremos trabalhando a questão da Câmara de Conciliação”, explicou o presidente do Simca.

O prefeito salienta que o Executivo seguirá em contato direto com o Simca, ouvindo as demandas e solicitações e buscando atender tudo que estiver ao alcance da Prefeitura. “Junto a Procuradoria estamos buscando solucionar todas as questões que chegam a respeito dos servidores e queremos continuar fazendo sempre o melhor para os municipários e para toda população de Candiota”, pondera Folador.

 

Comentários do Facebook