CULTURA

Produção para o público infantil é tema de programação organizada por artistas bageenses

Com início neste sábado (28), a programação será realizada aos sábados e vai até 16 de outubro Foto: Divulgação TP

Uma série de lives vai discutir a importância de uma criação artística pensada para a infância. Com início neste sábado (28), a programação será realizada aos sábados e vai até 16 de outubro, semana em que acontece o lançamento do livro infantil “Luar, o menino que escuta as estrelas”. Entre os convidados, há artistas e contadoras de histórias, psicólogas e profissionais que trabalham com o desenvolvimento infantil em várias áreas. Os bate-papos são mediados pela ilustradora Rolila Caetano e pela escritora Giana Guterres, e acontecem no Instagram, depois disponibilizados no perfil do livro, @
luar_livro.

A programação começa com as artistas envolvidas na produção do livro, Giana e Rolila, apresentando o projeto e falando sobre o processo criativo compartilhado entre escrita e ilustração de Luar, o menino que escuta as estrelas. “Ver esse projeto ganhar vida é a realização de um sonho e a certeza de trazer um conteúdo lúdico que auxiliará pais e professores, além de fomentar a imaginação das crianças”, destaca Rolila, uma das idealizadoras do livro.

No sábado seguinte, 4 de setembro, será vez de abordar sobre a Incubadora Cultural RS e os outros projetos contemplados. A primeira etapa das lives é focada em processos mais técnicos e também contará com a presença de Cláudia Corral, psicóloga que vai falar sobre a importância das histórias para a psicoeducação e de Ananda Nocchi, sobre o contato com a natureza e a educação na pandemia.

A partir de 2 de outubro, as discussões abordam processos criativos para o público infantil. Paola Kirst irá falar sobre o contato com a musicalidade na infância, Cléo Cavalcantty sobre contação de histórias e Melissa e Phellip Garabeli sobre criar histórias para a infância.

As ações acontecem como parte integrante do processo de produção de “Luar, o menino que escuta as estrelas” e são produzidas em parceria com a Idea Contenido.

Programação Foto: Divulgação TP

O LIVRO – A obra é voltada para a primeira infância e aborda a importância do dormir bem. Destinado a pais, familiares e educadores, o livro é composto de atividades interativas temáticas para fomentar o desenvolvimento infantil. É ilustrado por Rolila Caetano e escrito por Giana Guterres. A história conta sobre Luar, um menino curioso e apaixonado pelas estrelas.

O livro digital será disponibilizado gratuitamente para download e o lançamento está previsto para a primeira quinzena de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital Incubadora Cultural RS, realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC) e está sendo realizado em três cidades e suas regiões: Bagé, Santana do Livramento e Santa Maria.

 

AS ARTISTAS – Rolila Caetano é designer e artista visual, graduada em Design de Produto e Gráfico. Idealizadora do coworking Bando Coletivo Criativo, onde atua como consultora em desenvolvimento de Branding e Identidade Visual e está localizado em seu ateliê de projetos artísticos autorais, que permeiam entre ilustrações, cerâmica e outras formas livres de expressão. Ministra cursos voltados ao design gráfico, design de produto e calçados, e ainda, de criatividade e expressão. Todas as formas de arte e transformações sociais propostas através dela, assim como estudos sobre design, inovação, território e desenvolvimento infantil, fazem parte de seus principais interesses.

Giana Guterres é jornalista e produtora cultural, graduada em Jornalismo e Produção Cênica. Atualmente é mestranda em Comunicação e Formações Socioculturais e já foi estagiária no Museu do Boneco Animado. Trabalha com projetos relacionados à literatura, teatro e com assessoria de imprensa na área de Cultura. É autora de “Eu, Passarinho”, teve um conto infantil intitulado “A menina que queria ser detetive” selecionado para publicação pelo Sesc e o original “Poeminhas – poesias para pessoas de todos os tamanhos” premiado no edital Outras Palavras.

 

Comentários do Facebook