EDUCAÇÃO

Proerd completa 20 anos em Pinheiro Machado e forma novos alunos

Cerca de 160 alunos estavam aptos à formatura no Proerd 2022 Foto: Gislene Farion/Especial TP

Construindo saberes. Foi assim que, em conversa com a reportagem, o atual instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Pinheiro Machado, Luis Seixas, definiu o trabalho que vem sendo realizado com crianças do 5º ano das escolas da zona urbana. Em setembro deste ano, o projeto desenvolvido pela Brigada Militar completou 20 anos de atuação no município e já conta com mais de 2 mil alunos atendidos.

A cerimônia de formatura dos cerca de 160 estudantes de 2022 ocorreu no Ginásio de Esportes, na última quinta-feira (13), e contou com a presença de integrantes do 4º Batalhão da Brigada Militar e autoridades municipais – prefeito Ronaldo Madruga, presidente da Câmara de Vereadores Laura Ratto (MDB), titular da Secretaria de Educação, Jaqueline dos Santos, e representante do Conselho Tutelar, Lucia Gomes. Além da entrega de medalhas e certificados aos estudantes, o ato reuniu expressiva presença e público e apresentações da Banda, Pelotão Mirim e do Canil da Brigada Militar.

Autoridades policiais e municipais participaram da cerimônia Foto: Gislene Farion/Especial TP

LIÇÕES – Segundo o sargento Seixas, durante os encontros, os alunos recebem ensinamentos baseados em uma cartilha utilizada pelo Proerd em todo o Brasil. Ao todo, são 10 lições: introdução ao Proerd; informações sobre drogas e tomada de decisão responsável; riscos e consequências; pressão dos colegas; lidando com situações de tensão; bases de comunicações; comunicação não verbal e escuta ativa; bullying; ajudando os outros e obtendo ajuda dos outros.

ENFRENTAMENTO – Para o jornal, o instrutor disse identificar ao longo das aulas um avanço significativo do conhecimento dos alunos em relação aos perigos das drogas. “Percebo a mudança em cada aluno dentro de suas capacidades de entendimentos, porque os treinamos para isso: serem seguros e responsáveis em qualquer circunstância que a vida proporcionar. Nossos alunos estão capacitados para o enfrentamento às drogas e ilícitos que por ventura venham a surgir diante deles e creio nisso a partir das orientações que são repassadas”, afirmou.

O sargento Luis Seixas é o atual instrutor do Proerd no município Foto: Gislene Farion/Especial TP

MISSÃO – Segundo o sargento Seixas, durante todos esses anos como orientador, ele consegue entender cada vez mais a necessidade de fazer parte da vida dessas crianças – muitas delas ainda com falta discernimento para tomar boas decisões e garantir escolhas saudáveis para a vida. “O que me motiva a continuar nesta tão importante missão é ver no olhar de cada criança a necessidade de melhorar, de aprender e de se sentir capacitada ao enfrentamento dos problemas sejam eles quais forem em sua vida cotidiana. Eu vejo sim a necessidade de estar com eles e de passar estas informações que normalmente não são repassados em bancos escolares. Não tem explicação do que significa ser instrutor do Proerd, é um amor incondicional por essas crianças e pelo que consigo fazer por elas”, disse.

REFORÇO – Ainda de acordo com o instrutor, em breve o município ganhará um novo voluntário da Brigada Militar para integrar o projeto educacional. “Isso me deixa bastante feliz e orgulhoso em saber que vou poder contar com o suporte de mais um colega no enfrentamento às drogas e males causados às crianças e adolescentes da nossa cidade”, finalizou Seixas.

HOMENAGEM – Na última semana, após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no Plenário Walter Azambuja, ocorreu uma solenidade para homenagear os 20 anos do Proerd no município. A iniciativa foi do vereador Éliton Rodrigues (MDB), que reconheceu e fez questão de dar segmento à cerimônia anual anteriormente proposta pelo ex-vereador Mateus Garcia (PDT).

DESTAQUES – Na oportunidade, receberam medalhas e certificados os integrantes do Pelotão Mirim com nota acima de oito e os destaques do Proerd em 2022: Vitória Zanett, Helena de Mello, Melissa Ribeiro, Beatriz Almeida, Danielli Azevedo, Vitor dos Santos, Wesllei Almeida, Miguel Silveira, Heloisa Simões, Hemilly Pereira, Keisson Valério, Raquel Moreira, Bruna Andrade, Luanna Fernandes, Camila Dutra, Samuel Silva, Vicente dos Santos, Gabriela Prestes, Kevin Soares e Rodrigo da Silva.

Canil da Brigada Militar foi uma das atrações da cerimônia Foto: Gislene Farion/Especial TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook