SAÚDE

Profissionais do Mais Médicos começam a ser substituídos na região

Com a saída de Cuba do Programa Mais Médicos, as cidades contarão agora com atendimento de brasileiros

Candiota foi o primeiro município a contar com um novo profissional Foto: Divulgação TP

Na tarde da última quarta-feira (28), o município de Candiota, através da Secretaria de Saúde, recebeu a médica Sheila Subutzke que se inscreveu para atender a comunidade pelo novo edital do Programa Mais Médicos aberto após a saída dos profissionais cubanos.

A primeira profissional a se apresentar em um município de cobertura do TP impresso é natural de Santa Maria/RS e é formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Conforme informado ao jornal Tribuna do Pampa, a partir da próxima segunda-feira (3) ela já começa a atender inicialmente as localidades de Seival e sede do município. Além disso, ainda na primeira quinzena de dezembro, Candiota deve contar com mais um médico inscrito no programa. Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Gil Deison Lopes, a agilidade dessa substituição é de suma importância para garantir o atendimento dos candiotenses. “Muito importante conseguir suprir de forma rápida a falta que os médicos cubanos fariam para a comunidade de Candiota. Continuamos trabalhando para atender a todos da melhor maneira possível e esperamos ainda a chegada de mais um profissional para que o serviço seja normalizado”, garantiu.

PINHEIRO MACHADO – O município da região de cobertura do TP que contava com mais profissionais do programa Mais Médicos deve começar a receber os três substitutos em breve, conforme divulgou o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues. Para a nossa reportagem, ele confirmou que as apresentações começam a partir da próxima semana. Enquanto isso, dois médicos da rede estão se desdobrando no atendimento após a saída dos cubanos.

Secretário de Saúde de Hulha Negra, Igor Canto (D),
já esteve conversando com o novo profissional Foto: Divulgação TP

HULHA NEGRA – De acordo com informações do vice-prefeito e secretário de Saúde, Igor Canto, o novo profissional para atuar no município já se apresentou. Segundo contou ao TP, o neurocirurgião José Brasil Teixeira Filho é bageensee começa a trabalhar em dezembro para suprir a necessidade da localidade.

SAIBA MAIS – De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde informou que 97,2% das vagas ofertadas em novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Segundo a pasta, até as 12h desta segunda-feira (26), 8.278 profissionais já estavam alocados em municípios para atuação imediata.

Ainda segundo a pasta, a apresentação dos médicos e a entrega de documentos previstos no edital deve ser feita até 14 de dezembro. As inscrições para a nova seleção do programa seguem até 7 de dezembro por meio da página www.maismedicos.gov.br. Podem participar profissionais formados no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado.

Em Pinheiro Machado, médicos cubanos receberam honrarias pelos serviços prestados Foto: Divulgação TP

SAÍDAS – Ainda na terça-feira (26), o trio vindo de Cuba para atender a comunidade de Pinheiro Machado se despediu da população na Câmara de Vereadores. Como forma de agradecimento, o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, utilizou a abertura da sessão ordinária para entregar honrarias aos médicos Emir José Migoya Medina, Luis Arnaldo Garcia e Maite Santa Cruz.

Para o responsável pela pasta, o momento era de gratidão pela experiência. “Foi uma honra ter tido a oportunidade de trabalhar, conviver e aprender muito com estes profissionais – principalmente no que diz respeito ao humanismo. A nossa comunidade se orgulha e agradece por tudo o que eles fizeram por nós”, destacou.

Na Capital do Carvão, as médicas que atendiam no Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Dario Lassance e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Seival, Diana Rey Pino e Tânia Monroing, encerraram as atividades na terça-feira (20) e a partir de então o Executivo de Candiota passou a se mobilizar para um remanejamento.

Em Hulha Negra, o único médico que atendia a zona rural do município pelo Programa Mais Médicos, ainda não retornou para a sua cidade de origem.

Comentários do Facebook