RELIGIÃO

Programação marcará comemorações dos 65 anos da Paróquia São José em Hulha Negra

Começa no próximo domingo (8), as atividades em comemoração aos 65 anos de fundação da Paróquia São José, em Hulha Negra. Entre as atividades, estão missas, procissão, almoço e bingo beneficente. A imagem de São José, que também é o padroeiro da cidade, percorrerá as comunidades católicas do município, em peregrinação, até o tríduo, em comemoração aos 65 anos.

O lema deste ano é “Com São José peregrinos de Esperança”. De acordo com o frei Tiago Frey, “o lema nos remete ao Ano Santo de 2025, que iremos celebrar em comunhão com toda a Igreja Católica e somos convidados como discípulos-missionários a termos a virtude da esperança enraizada em nossos corações.”

 

LOGOMARCA

A logomarca oficial ressalta os 65 anos da bela história de evangelização da Paróquia São José. “A imagem do caminho aponta para os diversos fatos históricos dos 65 anos de história. O caminho conduz a cruz, que representa que a Evangelização é para indicarmos a Jesus Cristo, que passou entre nós fazendo o bem e fazendo bem todas as coisas. No lado direito temos a imagem de São José, padroeiro da paróquia, junto com o tau franciscano que remete a presença dos freis franciscanos na paróquia”, explica o frei.

O frei manifesta bênçãos a todas as famílias. “Ao comemorarmos 65 anos de história da Paróquia São José que possamos agradecer a Deus por esta bela história de evangelização, e neste tempo presente vivermos intensamente anunciando a Jesus Cristo e olhar o futuro com esperança. Que São José abençoe todas as famílias!”

 

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Conforme frei Tiago, ao abrir o livro tombo (livro de registro histórico) da Paróquia São José de Hulha Negra é possível encontrar a assinatura de Dom Antônio Zattera, naquela época bispo de Pelotas. O primeiro padre designado para compor a futura paróquia de Hulha Negra e na época ser vigário da Catedral São Sebastião de Bagé foi o padre Léo Persch, no ano de 1957.

Padre Léo começou um trabalho pastoral junto as pessoas que moravam na então futura paróquia a ser criada. No final do ano de 1958, padre Léo fecha o ano com cinco comunidades regularmente atendidas pastoralmente e começa fazer campanhas para a construção de Igrejas nestas localidades.

Em dois de fevereiro de 1959, chega a Hulha Negra o primeiro padre para ser pároco, padre José Mack. Durante este período são realizadas diversas atividades para a criação da paróquia. Em 8 de outubro de 1959, Dom Antônio Zattera registra a ata de criação da Paróquia Cristo Rei – Localidade da Trigolândia (hoje pertencente ao município de Hulha Negra). A Paróquia foi desmembrada dos territórios da Paróquia São Sebastião e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé.

Ao passar do tempo o padre da Paróquia rezava Missas em diversas comunidades católicas, ultrapassando os limites territoriais da Hulha Negra, hoje seria no município de Candiota. O tempo passou e a sede da Paróquia foi transferida para a localidade de Hulha Negra, hoje sendo a sede do município. Além disso, consolidou-se como padroeiro da paróquia a grande devoção a São José.

Os Freis Franciscanos (Ordem dos Frades Menores – OFM) chegaram na Paróquia São José de Hulha Negra em fevereiro de 1990, após 13 anos a paróquia sendo atendida pelas Irmãs de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO

– Dia 8 de setembro – 9h – Missa de envio da imagem de São José (Matriz São José)

– Dia 14 de setembro – 19h – comunidade Cristo Rei

– Dia 21 de setembro – 10h – comunidade Santa Rita de Cássia

– Dia 28 de setembro – 14h15 – Santa Bárbara

– Dia 5 de outubro – 15h – Santa Ana

– Dias 10, 11 e 12 de outubro – 19h30 – Missas do Tríduo na Matriz São José

– Dia 13 de outubro – 9h – procissão motorizada; 10h – missa festiva aos 65 anos; 12h – almoço; 16h – bingo beneficente

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook