Começa no próximo domingo (8), as atividades em comemoração aos 65 anos de fundação da Paróquia São José, em Hulha Negra. Entre as atividades, estão missas, procissão, almoço e bingo beneficente. A imagem de São José, que também é o padroeiro da cidade, percorrerá as comunidades católicas do município, em peregrinação, até o tríduo, em comemoração aos 65 anos.
O lema deste ano é “Com São José peregrinos de Esperança”. De acordo com o frei Tiago Frey, “o lema nos remete ao Ano Santo de 2025, que iremos celebrar em comunhão com toda a Igreja Católica e somos convidados como discípulos-missionários a termos a virtude da esperança enraizada em nossos corações.”
LOGOMARCA
A logomarca oficial ressalta os 65 anos da bela história de evangelização da Paróquia São José. “A imagem do caminho aponta para os diversos fatos históricos dos 65 anos de história. O caminho conduz a cruz, que representa que a Evangelização é para indicarmos a Jesus Cristo, que passou entre nós fazendo o bem e fazendo bem todas as coisas. No lado direito temos a imagem de São José, padroeiro da paróquia, junto com o tau franciscano que remete a presença dos freis franciscanos na paróquia”, explica o frei.
O frei manifesta bênçãos a todas as famílias. “Ao comemorarmos 65 anos de história da Paróquia São José que possamos agradecer a Deus por esta bela história de evangelização, e neste tempo presente vivermos intensamente anunciando a Jesus Cristo e olhar o futuro com esperança. Que São José abençoe todas as famílias!”
HISTÓRIA DA PARÓQUIA
Conforme frei Tiago, ao abrir o livro tombo (livro de registro histórico) da Paróquia São José de Hulha Negra é possível encontrar a assinatura de Dom Antônio Zattera, naquela época bispo de Pelotas. O primeiro padre designado para compor a futura paróquia de Hulha Negra e na época ser vigário da Catedral São Sebastião de Bagé foi o padre Léo Persch, no ano de 1957.
Padre Léo começou um trabalho pastoral junto as pessoas que moravam na então futura paróquia a ser criada. No final do ano de 1958, padre Léo fecha o ano com cinco comunidades regularmente atendidas pastoralmente e começa fazer campanhas para a construção de Igrejas nestas localidades.
Em dois de fevereiro de 1959, chega a Hulha Negra o primeiro padre para ser pároco, padre José Mack. Durante este período são realizadas diversas atividades para a criação da paróquia. Em 8 de outubro de 1959, Dom Antônio Zattera registra a ata de criação da Paróquia Cristo Rei – Localidade da Trigolândia (hoje pertencente ao município de Hulha Negra). A Paróquia foi desmembrada dos territórios da Paróquia São Sebastião e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Bagé.
Ao passar do tempo o padre da Paróquia rezava Missas em diversas comunidades católicas, ultrapassando os limites territoriais da Hulha Negra, hoje seria no município de Candiota. O tempo passou e a sede da Paróquia foi transferida para a localidade de Hulha Negra, hoje sendo a sede do município. Além disso, consolidou-se como padroeiro da paróquia a grande devoção a São José.
Os Freis Franciscanos (Ordem dos Frades Menores – OFM) chegaram na Paróquia São José de Hulha Negra em fevereiro de 1990, após 13 anos a paróquia sendo atendida pelas Irmãs de Santa Catarina.
PROGRAMAÇÃO
– Dia 8 de setembro – 9h – Missa de envio da imagem de São José (Matriz São José)
– Dia 14 de setembro – 19h – comunidade Cristo Rei
– Dia 21 de setembro – 10h – comunidade Santa Rita de Cássia
– Dia 28 de setembro – 14h15 – Santa Bárbara
– Dia 5 de outubro – 15h – Santa Ana
– Dias 10, 11 e 12 de outubro – 19h30 – Missas do Tríduo na Matriz São José
– Dia 13 de outubro – 9h – procissão motorizada; 10h – missa festiva aos 65 anos; 12h – almoço; 16h – bingo beneficente
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*