CONQUISTA

Projeto da Escola Chico Mendes de Hulha Negra é selecionado para a Expointer

Projeto é desenvolvido desde 2017 na escola do campo Foto: Divulgação TP

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada no interior de Hulha Negra, foi selecionada para participar da Expointer. A 46ª edição acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

O projeto da escola de campo se chama “Protegendo as águas do Pampa”, desenvolvido desde 2017, com o objetivo de proteger a nascente que hoje abastece a escola com plantios de mudas nativas e frutíferas nos arredores e com visitas ao local da nascente.

Conforme o diretor da instituição, Mariano Gasso de Gasso, o projeto visa possibilitar a compreensão dos alunos e da comunidade a respeito da importância da recuperação da nascente, tendo em vista a preservação do meio ambiente, melhoria e qualidade de vida. “O projeto visa proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação, pois é fonte de vida, indispensável à sobrevivência”, ressalta.

A atividade, que tem parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo, contribuiu com a preservação de nascentes e passou a ter um cuidado especial nos assentamentos de Reforma Agrária nos municípios de Hulha Negra e Candiota.

O diretor salienta que a ação quer contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de atuarem na realidade em que estão inseridos e nas questões socioambientais. “Águas no bioma Pampa precisam de cuidados, proteção e cultivo por parte de todos os que querem ter acesso a água de qualidade para beber, para uso doméstico, para dessedentar animais e uso produtivo. Sem água não há vida”, enfatiza.

O professor que coordena o projeto é Vagner Vicentin Persio, que conta com a colaboração dos docentes: Cenira Hahn, Cleonice de Fatima C. da Cruz, Mariano Gasso de Gasso, Odilane dos Santos de Bortolli, Nádia Teresinha de Picoli, Itamar de oliveira Barros, Tatiana Garcia, Márcio Nunes, Elisandra Lexeus e da comunidade.

Além da Chico Mendes, outros 14 trabalhos de Escolas Estaduais foram selecionados para participar da Expointer.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook