QUESTÃO ENERGÉTICA

Projeto da Usina Nova Seival é apresentado na região

As apresentações fazem parte dos preparativos para a audiência público no próximo dia 20 de maio

Quatro dos sete prefeitos do Cideja acompanharam a apresentação Foto: J. André TP

Os executivos da empresa Energias da Campanha – proprietária do projeto da Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival já estão num trabalho acelerado para a realização no próximo dia 20 de maio, da audiência pública para a obtenção da licença ambiental prévia (LP) junto ao Instituto Brasileiro de Meio de Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
Nesta semana, eles realizaram ao menos quatro apresentações presenciais do projeto para grupos pequenos de lideranças, respeitando os protocolos sanitários em função da pandemia de Covid-19. Também, uma produtora colheu em Candiota e Hulha Negra uma série de depoimentos de pessoas das duas comunidades e que serão exibidos durante a audiência.

CIDEJA – As apresentações começaram em Candiota, na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), na terça-feira (27), quando quatro dos sete prefeitos que fazem parte da entidade assistiram a explanação feita pelo diretor-técnico da Energias da Campanha, Levi Souto Júnior e o consultor independente Ricardo Lessa.
Os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), que preside o Cideja; de Pedras Altas, que é vice-presidente da entidade, Bebeto Perdomo (Progressistas); de Hulha Negra e tesoureiro do Cideja, Renato Machado (Progressistas), e de Aceguá , Marcus Vinicius Godoy de Aguiar, o Peti (PSDB).
O prefeito aceguaense disse que é parceiro do projeto, assim como os demais prefeitos. “Esse projeto é nosso também”, afirmou.
Já o prefeito da Cidade do Castelo, destacou que todos os esforços, que estão ao alcance dos prefeitos da região, serão feitos para a viabilização do empreendimento, “Nós somos muito verdadeiros e estamos dando todo apoio possível”, afirmou.
O prefeito Renato Machado lembrou o início das tratativas ainda em 2008 e ressaltou a importância da construção da usina para o município de forma que problemas não sejam gerados à comunidade das áreas que necessitarão de compensação devido ao alagamento da barragem com água do leito do rio Jaguarão. “Estamos aqui para proteger também o patrimônio dos moradores. É uma obra importante pela geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Precisamos estar em uma só direção”, destacou o prefeito.
Por fim, o prefeito candiotense convocou a toda a comunidade regional para somar esforços, inclusive para o sucesso da audiência pública.
No mesmo dia, foi realizada uma apresentação na Câmara de Candiota.

Apresentação na Câmara hulhanegrense reuniu lideranças locais Foto: Silvana Antunes TP

HULHA NEGRA – Na tarde de quarta-feira (28), a apresentação foi na Câmara de Hulha Negra. Na ocasião o evento foi prestigiado pelo prefeito, pelo o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul), Jaci Jacinto Coelho (Titi), o presidente interino da Associação Pampa Gaúcho, Cristian Becker, representantes do governo hulhanegrense e os vereadores Luis Gustavo Dias e Diego Rodrigues (Progressistas), Tanira Ramos (PTB) e Volnei Manfron (PT).
A secretária do Legislativo, vereadora Tanira Ramos (PTB) fez alguns questionamentos junto aos demais vereadores e firmou compromisso de apoio ao projeto. “A UTE Nova Seival é um empreendimento importante e através desse encontro queremos mostrar nossa intenção de nos engajarmos da melhor forma possível para que o projeto se realize em prol do desenvolvimento de Hulha Negra e região”, manifestou.
Souto Júnior também explicou que o reservatório construído na localidade do Passo do Neto irá atingir 26 lotes, sendo 10 em mais de 50% da propriedade. Por outro lado, ele destacou que os moradores serão indenizados e que o objetivo é levar melhorias as famílias. O jornal conversou com o produtor Virgílio Outeiro, de uma das propriedades atingidas pelo alagamento, chegando a atingir 100% de alagamento em uma das áreas. Ele também representou a propriedade da filha. “Estamos começando esse processo, mas vejo que tudo deverá ser bem feito e que nenhuma família será prejudicada. O local é muito bom e nas proximidades será difícil um local nas mesmas condições, mas se for para ser removido, que seja para um bom lugar, pois na nossa terra vai atingir a melhor área, com produção de 70 sacos de soja por hectare. Pretendemos fazer uma negociação boa, limpa”, afirmou.

Prefeito em, exercício de Bagé, Mário Mena Kalil, recepcionou executivos da Nova Seival Foto: Audrin Quadros/Especial TP

BAGÉ – Na quinta-feira (29), o projeto foi apresentado ao Executivo e ao Legislativo bageenses. O prefeito em exercício de Bagé, Mário Mena Kalil, ressaltou o impacto econômico que a instalação da indústria deve ter para a região. “Ao instalar uma indústria destas se cria a necessidade de uma infraestrutura que promove o desenvolvimento para toda a região”, ressaltou Mena.

Comentários do Facebook