INCENTIVO

Projeto de gastronomia fomenta o empreendedorismo feminino em Candiota

Elas comercializaram alguns produtos no Sicredi, na sede do município Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Após retomarem a produção dos tradicionais Candiotones – panetones preparados com produtos locais e comercializados no Natal de 2024, as mulheres que fazem parte da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial de Candiota, deram início ao Projeto de Gastronomia no município.

Segundo a secretária responsável, Juliana Baumhardt, a intenção da equipe sempre foi de formar grupos pequenos, principalmente por ser mais fácil para trabalhar, mas que futuramente pretendem ampliar o projeto. “Nós adquirimos, através de uma emenda parlamentar da deputada federal Franciane Bayer, uma cozinha para que pudéssemos realizar os cursos de gastronomia e oficinas aqui na Secretaria”, mencionou ela, informando que todas são incentivadas a montar o seu próprio negócio.

Além disso, Juliana mencionou que todos os produtos são preparados no espaço, sendo que a Secretaria dá o incentivo com a compra dos insumos necessários e elas preparam tudo e saem para comercializar, como foi durante esta semana. “A ideia delas é de montar uma associação, e vamos, em breve, ter o curso para o preparo de massas caseiras, e com esta associação, elas poderão comercializar para instituições”, explicou ela, afirmando que já possuem uma em vista, e que inclusive já fizeram algumas conversas. “Este curso de massas caseiras vai ser pela Emater, e estamos aguardando esta nova etapa”.

Entre os produtos, as mulheres produzem bolachas, biscoitos, pães, pizzas e muito mais Foto: Divulgação TP

INCENTIVO

Em conversa com uma das integrantes do projeto, Lidiane Nobre, ela destacou que a iniciativa está sendo uma ótima oportunidade para todas as participantes, pois além de estarem trabalhando diretamente na produção dos alimentos, também podem ter contato direto com o público, saber o que as pessoas esperam e cada vez aperfeiçoar ainda mais o trabalho da equipe. “Eu já trabalhava com pães, mas no nosso grupo cada uma tem a área que sabe desenvolver melhor. Tem as meninas que dominam mais a parte de bolos e cucas, outras sabem fazer melhor os biscoitos e vamos nos repassando os conhecimentos que temos, é ótimo”, disse.

Ainda, Lidiane informou que o grupo não ajuda apenas financeiramente, mas também serve como uma terapia para todas. “Pretendemos vender todas as semanas, mas vamos variar os locais de venda. Queremos nos organizar sempre com um número certo de produtos, além disso, também vamos aceitar encomendas de quem tiver interesse”, informou.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, falou sobre a importância do projeto para que as mulheres empreendedoras possam ter o seu próprio negócio. “O Poder Público entra com o apoio e o suporte que necessitam, mas o grande protagonismo é das mulheres”, comentou ele, relembrando o começo do grupo com a comercialização dos Candiotones, e agora com este desafio de produzir novos produtos. “Tudo é feito a mão, com carinho e todo o suporte da Prefeitura”, concluiu, parabenizando todas as pessoas envolvidas.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook