VITICULTURA

Projeto de viticultura tem safra de estreia em Hulha Negra

Primeiros cachos foram colhidos este ano

Primeiros cachos foram colhidos este ano Foto: Divulgação TP

Em Hulha Negra, um evento promocional realizado pela Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural recentemente, serviu para apresentar os primeiros cachos de uva dos produtores integrantes do Projeto de Viticultura do Assentamento Abrindo Fronteiras, dando visibilidade às suas qualidades para a comercialização desta safra de estreia. “Além de oportunizar também as primeiras vendas do produto, queremos impulsionar a uva junto à população, destacando a qualidade da fruta produzida aqui”, disse o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra, Alex Sandro Dutra de Oliveira.

Na oportunidade, o produtor Vilmar Veiga, um dos 20 integrantes do Projeto de Viticultura e que já comercializa o produto em dois supermercados de Hulha Negra, exibiu exemplares das uvas produzidas no Assentamento Abrindo Fronteiras. “O produtor estima uma produção neste primeiro ano de cerca de duas toneladas”, assegurou o técnico. O evento promocional contou com a presença dos agricultores do Projeto, representantes da Prefeitura, técnicos da Emater/RS-Ascar e comunidade local. Da estratégia promocional da uva fará parte ainda a organização de uma feira de venda direta ao consumidor, no centro da cidade.

PROGRAMA DE VITICULTURA – O Projeto de Viticultura do Assentamento Abrindo Fronteiras foi criado há cerca de três anos e consiste na produção de uvas orgânicas de mesa das variedades Concord, Isabel, Bordô, Niágara Rosada e Violeta, sendo parte da produção destinada à comercialização de sucos e vinhos. O Projeto, que recebe a Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar, foi criado em 2015 para demonstrar a viabilidade da produção de uvas orgânicas em assentamentos da reforma agrária na Metade Sul do Estado.

Comentários do Facebook