MEIO AMBIENTE

Projeto Plantando o Futuro integra mais de 60 alunos em Pinheiro Machado

Uma visitação a empresa Seival Sul Mineração (SSM), em Candiota, integrou atividades

Alunos durante visita a SSM, em Candiota Foto: Divulgação TP

Com a necessidade de abordar com alunos da pré-escola pautas relacionadas ao meio ambiente, surgiu na escola Pinheirinho, de Pinheiro machado, o projeto Plantando o Futuro, visando desenvolver a consciência ambiental ainda na infância como chave para a construção de uma sociedade consciente e feliz.

Participaram do projeto três turmas da pré-escola da escola Municipal de Educação Infantil Pinheirinho, totalizando 62 crianças. O projeto envolveu, além da diretora da escola, Cátia Feira e a coordenadora pedagógica Luciana Ávila de Ávila, as professoras Vânia Copatti, Luciléia Wilke Raddatz, Deise Ávila de Oliveira.

No horto florestal, grupo ganhou mudas de árvores Foto: Divulgação TP

Em contato com o jornal Tribuna do Pampa, a diretora Cátia Feira falou sobre a realização do projeto. “Precisamos trabalhar com as crianças, desde pequenas, o que se faz e como se faz para cuidar do meio ambiente. Em conversa a mãe de uma aluna surgiu a ideia de visitar a empresa de mineração em Candiota e também de fazer um pedágio verde com os alunos”.

 

MINERAÇÃO E PEDÁGIO

Mudas de árvores foram plantadas pelos alunos na escola Foto: Divulgação TP

Os alunos visitaram a empresa Seival Sul Mineração (SSM), onde receberam explicações sobre o processo de mineração, e o horto florestal da empresa, ocasião em que foram presenteados com mais de 200 mudas de plantas, ato que resultou na realização de um pedágio verde em frente a Prefeitura de Pinheiro Machado. “Arrecadamos valores para a escola para utilização em pequenas coisas como aluguel de brinquedos para as crianças, pois às vezes o processo licitatório é demorado”, relatou a diretora, explicando que a criança doava uma muda de planta em troca de uma contribuição financeira para a escola. Algumas mudas também foram plantadas pelos próprios alunos na escola.

Cátia comemorou o envolvimento da comunidade escolar. “Foi muito importante eles terem essa conscientização sobre a importância do meio ambiente, sua conservação e além que foram momentos lúdicos de muita alegria e de união entre professores, pais e alunos. Nós contamos com o apoio da Prefeitura do nosso município que colocou ônibus a nossa disposição. Agradecemos também a Secretaria de Educação e a SSM que gentilmente nós recebeu e nos doou as mudas”, destacou.

Pedágio verde incentivava o plantio de árvores Foto: Divulgação TP

Por fim, a diretora afirma que o objetivo do grupo é continuar trabalhando o meio ambiente na escola com a criação de composteiras para utilização em uma horta orgânica.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook