
Caminhão interrompeu o trânsito no local por um período, causando transtornos e colocando a vida dos que passam por ali em risco Foto: Gézer Tavarez/Especial
Não são poucos os flagrantes de caminhões passando ou tentando passar pela ponte sobre o rio Piratinizinho, no km 68, em Piratini. A atitude é altamente irresponsável, pois coloca a vida de todos em risco.
O local, como todos sabem, está interditado para veículos de carga desde o último 24 de fevereiro, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) identificou avarias na estrutura e tomou a medida para avaliação. Na ponte só pode passar veículos leves, como carros, motos e micro-ônibus, num sistema de Pare e Siga, com semáforos em ambas as cabeceiras. Montes de rejeitos de asfalto também foram colocados em ambos os lados na tentativa de coibir o trânsito de caminhões.
Desobedecendo a normativa, um caminhão na tarde desta segunda-feira (10), além da infração, ainda proporcionou que uma ambulância tivesse dificuldades para passar, precisando da ajuda de voluntários no local. O trânsito ficou parado em ambos os sentidos por um período.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e, além de desobstruir a via, também autuou o motorista do caminhão. Além dele, um outro, segundo apurou o TP junto à PRF, foi autuado cometendo a infração.
O DNIT promete uma obra paliativa com escoras até o fim deste mês de março para reabrir a ponte para o tráfego pesado novamente. Porém o sistema Pare e Siga vai continuar até a obra definitiva na ponte.