FUTURO DO CARVÃO

Projetos de Candiota para a transição energética justa são apresentados ao governo federal

Agendas foram cumpridas nos Ministérios de Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

“Muito positiva”. Desta forma o prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador avaliou o resultado das agendas cumpridas em Brasília, nesta semana, nos Ministérios de Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além do gabinete do deputado federal Márcio Biolchi (MDB).

 

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Projetos foram apresentados no Ministério de Minas e Energia Foto: Divulgação TP

As pautas foram ligadas a apresentação de um Plano de Transição Energética Justa e Inclusiva. No Ministério de Minas e Energia, na Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, foram recebidos pelos diretores Leandro Albuquerque, Marco Juliatto, Thiago Barral, Patricia Nacache, Elias Brito, Rita Silva e Mariana Espécie. No grupo, estavam além do prefeito Folador, frei Sérgio Gorgen e Fulgêncio Duarte – representando o Instituto Padre Josimo, Duilio Varella, José Paulo Amaro e Daniel da Rocha pela empresa Vamtec, David Wang, Paul Liu e Wu Jiang pela China National Chemical Engineering Group (CNCEC) e Luciano Gonçalves, representando o gabinete do deputado Alexandre Lyndemayer.

Na ocasião, Fulgêncio Duarte apresentou o plano de transição energética justa, de forma a garantir o funcionamento da Fase C até no mínimo o ano de 2040, com buscas de alternativas para o desenvolvimento de Candiota e região.

Conforme Folador, foram apresentados dois importantes projetos, o de produção de ferro/silício/alumínio e o de produção de metanol, uréia e fertilizantes. O primeiro,  é um investimento de 120 milhões de dólares, coordenado pela empresa Vamtec com a parceria da empresa de calcário Fida e um grupo alemão, que estará no Brasil na primeira semana de março. Essa tecnologia já é utilizada no Cazaquistão. Já o segundo projeto – recentemente apresentado em Candiota, é uma parceria da Vamtec com o grupo chinês CNCEC, que também estão buscando parcerias, um investimento de 600 milhões de dólares. “Ambos os projetos são com carbono neutro e poderá ser também um carbono positivo (iniciativas de quem recupera mais do que degrada o meio ambiente) como está sendo estudado. Acredito muito no grupo Vamtec, assim como na CNCEC, empresas estruturadas, o que também trará o fortalecimento da vitivinicultura, dos olivais, turismo e outras alternativas para que a gente possa então fazer essa transição energética justa”, assinala o prefeito.

 

AUDIÊNCIA

 

Folador destaca o avanço do projeto ferro/silício/alumínio. “Por ser um investimento menor, ele já está mais consolidado”, disse o gestor.

Para o dia 9 de fevereiro, está agendada uma audiência na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em Porto Alegre, junto com a Vamtec e o Instituto Padre Josimo para tratar do licenciamento ambiental do projeto.

 

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Encontro também ocorreu no MDIC Foto: Divulgação TP

No MDIC, também para apresentação dos projetos, o grupo foi recebido pelo ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, secretário geral da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, que na ocasião representou o ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e o técnico do MDIC, Leonardo Póvoa. “Fomos muito bem recebidos, convidamos para visitar Candiota. Houve o comprometimento de encaminhar o projeto ao ministro Geraldo Alckmin para dar sequência com investimentos. É importante destacar o papel extraordinário do frei Sérgio, que marcou as audiências, possibilitando estes momentos”, pontuou Folador.

 

OUTRA AGENDA

Folador também participou de reunião no gabinete do deputado Biolchi Foto: Divulgação TP

Folador ainda aproveitou a estada em Brasília para visitar o gabinete do deputado federal Márcio Biolchi. Ele foi recebido pelos assessores Juliano bassan, Lucas Depollo e Diego Pacheco, que posteriormente encaminhariam ao deputado as pautas.  Houve solicitação de recursos para a saúde, educação, estradas e agricultura.

Conforme Folador, foi solicitado apoio para o projeto da rodovia Transcampesina, que será cadastrado no programa do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), interligando o município de Aceguá, Hulha Negra e Candiota a Pedras Altas e Herval. Também, um recurso de R$ 960 mil conquistado pelo deputado para investimento de rede de abastecimento de água no meio rural, onde os projetos estão sendo finalizados. O recurso já foi empenhado e o convênio assinado. Ainda integrou a pauta, tratativas da Lei de Incentivo ao Esporte para beneficiar a comunidade de Seival. “O deputado é governista e possui muita credibilidade e acreditamos em grandes conquistas para o nosso município”, resumiu o prefeito.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook