EDUCAÇÃO

Projetos de divulgação da Unipampa buscam apresentar a Universidade em escolas

Em Santana do Livramento, um dos encontros semanais do Projeto Incentivapampa Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de apresentar os cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e esclarecer dúvidas sobre a vida acadêmica na instituição, três campi da Unipampa desenvol­vem projetos de divulgação em Escolas de Ensino Médio das redes pública e privada. Os projetos Diálogos com o Ensino Médio (Campus Itaqui), Incentivapampa (Campus Santana do Livramento) e o Conhecendo a Unipampa (Campus São Borja) são realizados por estudantes e professores da instituição que vão até as escolas para palestras e apresentações, buscando uma maior interação com os alunos da comunidade onde cada campus está inserido. Os três projetos buscam uma maior di­vulgação da Universidade. Apesar de serem similares em sua concepção, são desenvolvidos de diferentes formas. Confira os três projetos que a Unipampa possui nesses três campi.

ITAQUI O Projeto Diálogos com o Ensino Médio começou suas atividades no ano de 2019 e acontece anualmente. A iniciativa busca debater com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública a diferença que a conclusão do ensino superior pode fazer na vida de uma pessoa. Os organizadores apresentam, nos encontros, dados sobre o mercado de trabalho de cada profissão, incluindo o piso salarial. O projeto envolve cerca de 300 discentes da Unipampa e atualmente acontece nas três escolas do município que estão cadastradas ao projeto.

De acordo com a coordenadora do projeto, Joice Silveira, “o objetivo é aproximar o ensino médio do ensino superior e motivar os alunos que têm interesse em ingressar na Universidade”. Inicialmente as apresentações eram feitas em salas de aula, com a crescente procura pelo projeto, os encontros passaram a ser feitos em auditórios para comportar o grande número de alunos inscritos para participar das atividades. De acordo com os organizadores, oferecendo informações sobre a vida universitária, pretende-se diminuir a evasão nos cursos do Campus Itaqui. Mesmo sendo um projeto recente, Silveira destaca que as primeiras impressões são positivas: “o que ob­servamos foi um interesse de parte dos estudantes em temas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assistência estudantil e informações sobre cursos específicos. Ficamos sempre conversando com os interessados no final e percebemos que eles ficam motivados”. Apesar do projeto ser focado em alunos do último ano do ensino médio, estudantes de outros anos também estão participando por interesse próprio.

LIVRAMENTO Iniciado em maio de 2018, o projeto Incen­tivapampa tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos na Unipampa para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Atualmente o projeto abrange um total de 11 escolas da rede pública de ensino, além de duas escolas privadas de Santana do Livramento, com encontros semanais ministrados por alu­nos, professores e técnicos. De acordo com os organizadores do Incentivapampa, a população ainda confunde a Unipampa com instituições particulares de ensino, por isso uma das metas é esclarecer que existe uma Universidade Federal na cidade. Durante o projeto, os estudantes das escolas respondem a um questionário com seis perguntas sobre as perspectivas do ensino superior, com os resultados será possível quantificar o número de alunos que participou do Incentivapampa e ingressou na Unipampa.

De acordo com o coordenador do projeto, João Santos, pode-se observar que no evento Anima Campus de 2018 – programa de espaço gratuito de ações culturais, artísticas e de divulgação do conhecimento da Unipampa – houve uma parti­cipação maior das escolas onde acontecem o Incentivapampa. “Isso demonstra que a presença da Unipampa nas escolas foi fundamental para que elas viessem ao campus. Na cidade, os alunos também veem a Universidade como algo distante por desconhecerem que existe uma instituição federal na cidade”, destaca Santos.

SÃO BORJA O Conhecendo a Unipampa destaca-se por di­fundir a imagem da instituição em diferentes cidades do país. O programa, que teve início em 2012, tem como objetivo trazer a comunidade de São Borja e de outras regiões para conhecer a Universidade e os cursos que ela disponibiliza. Em 2015, o projeto passou por uma importante reformulação: a Unipampa deixou de ir até as escolas e começou a capacitar seus alunos para apresentá-la em suas respectivas cidades, aumentando a visibilidade para além da região do pampa. Por ano, cerca de 15 alunos apresentam a instituição em suas cidades, atingindo um total aproximado de mil alunos do ensino médio. Segundo William de Souza, assistente social do Núcleo de Desenvolvi­mento Educacional (Nude) e coordenador do projeto, a Unipam­pa “já foi apresentada em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Colômbia, Uruguai, Uruguaiana, Alecrim e outras cidades, estados e países”, conta ele. Os alunos de graduação in­teressados em participar devem procurar o Núcleo de Desenvol­vimento Educacional (Nude) para receberem uma capacitação com os principais dados da Universidade, cursos disponíveis e número de vagas, assistências disponibilizadas para os novos estudantes e como é a estrutura da instituição. “Eles (alunos) voltam mais empolgados com a própria Universidade e por ter ajudado a divulgar. Eu voltei lá e o pessoal disse ‘que bom o que tu está apresentando aqui’. Eles ficam muito felizes quando isso acontece. Se tornaram referência, ‘é lá da minha cidade’, é uma relação de autoafirmação e identidade”, relata Souza.

Comentários do Facebook