INVESTIMENTO

Pronto Atendimento de Candiota adquire aparelho que permite precisão e agilidade em diagnóstico de doenças cardíacas

Leitor de testes deve entrar em operação nos próximos dias

Está em fase de testes e treinamento de profissionais, um novo aparelho adquirido pela Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, mantenedora do Pronto Atendimento 24h de Candiota. A aquisição, um leitor de testes, permite a realização de exame de troponina, que são as enzimas cardíacas que permitem o diagnóstico de pacientes que possam estar infartando. O primeiro teste do equipamento aconteceu no início da semana e foi realizado pela enfermeira Responsável Técnica (RT) Maiara Braga, junto a um grupo de profissionais que integra a equipe do PA.

Segundo explicado ao Tribuna do Pampa pela médica plantonista do PA de Candiota, Marbia Berta, que também presta atendimento médico nas Unidades de Tratamentos Intensivos de Bagé e Dom Pedrito, o aparelho chega como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do paciente. “Quando o paciente chega no PA em uma situação de urgência e emergência e apresenta características de estar em uma situação de doença cardíaca, imediatamente é seguido o protocolo brasileiro estabelecido pela Saúde acerca da forma de atendimento da equipe de enfermagem e feito um eletrocardiograma, onde o laudo é fornecido por um médico especialista. Caso ainda haja dúvida sobre o resultado e o paciente siga com queixas, é solicitada a realização do exame de troponina, com retirada de sangue da pessoa, que permite com precisão o diagnóstico médico”, explicou a médica, que esclarece, porém, que ainda assim, em caso de necessidade e riscos o paciente seguirá sendo encaminhado a cidade e hospital referência em Bagé.

Médica Marbia Berta, diretor Deivid Blank e enfermeira RT Maiara Braga comemoram a aquisição do equipamento Foto: Silvana Antunes TP

O gerente administrativo do PA, Deivid Blank, destacou que o equipamento foi uma solicitação da equipe, e prontamente atendida pela Fundação pelo auxílio e agilidade nos resultados. “Atualmente, em caso de dúvida, o paciente, imediatamente é deslocado para Bagé, para então, naquela cidade, fazer o exame de troponina. Até ser realizado o exame temos o tempo de deslocamento até Bagé e mais o de realização e aguardo do resultado, o que leva, em alguns casos, muito tempo. Com o aparelho de leitor no Pronto Atendimento em funcionamento, esse tempo de resposta reduz drasticamente, pois em 15 minutos é possível ter o resultado. Ficamos felizes por daqui há alguns dias termos mais esse auxílio em prol do salvamento de vidas na nossa cidade”, afirmou Deivid.

O uso do aparelho será determinado pelo médico plantonista seguindo o Procedimento Operacional Padrão (POP), criado pela médica Marbia Berta, com total anuência do médico Responsável Técnico da Instituição, Alexandre Zanúncio DÁvila. “Vamos ganhar tempo e coração, pois a cada minuto, em caso de doença cardíaca, vamos perdendo o músculo cardíaco. Temos uma Sala Vermelha, de emergência, completa e vamos seguir um protocolo padrão nos atendimentos para que o equipamento seja para auxiliar, sem uso de forma errada. Não podemos usá-lo sem necessidade ou deixar de usar diante um caso específico. Toda a equipe agirá da mesma forma e saberá o procedimento a ser feito no momento. Outro detalhe importante, é que além do diagnóstico preciso, em Candiota mesmo, antes de ser encaminhado para Bagé, o paciente já pode receber uma medicação adequada ao caso e reduzir os efeitos de um infarto, por exemplo”, explicou a médica, fazendo um agradecimento especial ao gerente administrativo do PA, Deivid Blank e ao presidente da Fundação, Marcelo Dutra, pelo entendimento das necessidades e garantia de segurança nos atendimentos com equipes e equipamentos disponíveis.

Equipe durante treinamento Foto: Silvana Antunes TP

O presidente da Fundação, Marcelo Dutra, disse que a “aquisição do aparelho, por meio de recursos próprios em um trabalho de economia dos recursos da Fundação, vem de encontro ao planejamento de tentar aqui mesmo, no município, ter uma maior qualidade no atendimento e acerto nos diagnósticos, somado ao eletrocardiograma que já possuímos . Ainda para esse ano fundação tem como objetivo estar adquirindo outros equipamentos no sentido de que o nosso paciente não precise se deslocar até Bagé para esse tipo de exame. Nossa meta e a aquisição de um moderno cardioversor com monitor integrado que irá substituir o aparelho que usamos nos dias de hoje”.

JÁ FOI NOTÍCIA NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook