O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes.
Mais de 81% já acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa o local de provas. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.
A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas. Doze cadernos de questões diferentes e uma videoprova em Libras garantem acessibilidade. Os números do Enem 2018 foram apresentados nesta quarta-feira (31), em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília (DF).
O Ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a verdadeira “operação de guerra” para a realização do Exame. “São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou.
HORÁRIO DE VERÃO – O primeiro dia de prova coincide com o início do horário de verão. A aplicação do exame segue o horário de Brasília. Os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.Com isso, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo.“A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do Enem, começarem a ajustar horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.
DOCUMENTOS – É importante lembrar que sem um documento oficial de identificação com foto o candidato não poderá entrar na sala de prova. Para o Enem, são considerados documentos de identificação válidos a cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
NÃO LEVAR – Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens, como: dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos); caneta que não seja de material transparente, óculos escuros, lapiseira, lápis e similares; livros e anotações; chaves, relógios; boné, chapéu, gorro; fone de ouvido ou similares. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato.
PRIMEIRO DIA 04/11
– Provas: linguagens (45 questões), ciências humanas (45 questões) e redação
– Duração: 5h30
– Abertura dos portões: 12h
– Fechamento dos portões: 13h
– Início das provas: 13h30
– Encerramento das provas: 19h
SEGUNDO DIA 11/11
– Provas: ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões)
– Duração: 5h
– Abertura dos portões: 12h
– Fechamento dos portões: 13h
– Início das provas: 13h30
– Encerramento das provas: 18h30