ELEIÇÕES 2024

PT de Hulha Negra definirá pré-candidatos em encontro municipal

Presidente do partido estima aliança com o PSB

Dalvir Zorzi afirma que o partido está forte para o pleito de 2024 Foto: Arquivo pessoal/Especial TP

A sede da Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Copaul), em Hulha Negra, vai sediar, no próximo dia 14, a partir das 9h, o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) do município.

O evento tem por objetivo definir quem vai ser o pré-candidato a prefeito da cidade pelo partido nas eleições deste ano de 2024 na chapa majoritária, bem como também definir os pré-candidatos a vereadores e vereadoras na proporcional.

Em entrevista ao TP, o presidente do partido, vereador e presidente da Câmara, Dalvir Zorzi falou sobre a expectativa do evento, afirmando que as perspectivas são positivas para as próximas eleições. “Acreditamos que teremos uma presença massiva de filiados e um bom debate, com boas definições que é pra sairmos desse encontro com uma definição de quem vai ser o pré-candidato do partido para a chapa majoritária para o pleito eleitoral. Contamos também com um bom número de pessoas que pretendem se candidatar ao Legislativo bem superior ao que se pode colocar – hoje 10. Estamos com 16 pessoas inscritas, dispostas a concorrer, o que demonstra que nossa militância está com disposição bastante grande de tocar mais uma vez uma campanha eleitoral com bastante força, garra e ânimo para chegar no dia de eleição com uma boa expectativa de vencermos essas eleições”.

Ele ainda informou que nos encontros com as comunidades foram elencados três nomes como pré-candidatos, de Fernando Campani, Volnei Manfron e Ildo Lemes da Silva Pereira. “A executiva do partido vai ter uma reunião com os pré-candidatos ainda antes do encontro com a finalidade de um consenso sobre um nome específico”, explicou Dalvir.

Cabe lembrar que outro nome cogitado a pré-candidato era o de Marino De Bortoli e acerca de um comentário de que ele havia retirado o nome após sofrer pressão política, o presidente do partido, Dalvir Zorzi, afirmou não ser verdade. “Não existe isso de pressão para retirar nome, vivemos em uma democracia e inclusive o PT sempre trabalhou assim. Nas reuniões tínhamos quatro nomes e somente se não houver consenso terá um encontro de filiados para definição, onde o que tivesse mais apoio seria escolhido e contaria com o apoio dos outros pré-candidatos. Nunca foi feita nenhuma pressão para desistência, inclusive temos os áudios do Marino explicando que a desistência ocorria por questões particulares e financeiras devido a problemas com a safra, o que demanda envolvimento no campo”, explicou.

 

ALIANÇAS E PSB

 

O jornal questionou acerca das possibilidades de coligações para o pleito municipal, principalmente com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), onde conversas e possíveis tratativas já haviam sido confirmadas, e se o PT abriria mão de ser cabeça de chapa.

Conforme Dalvir, no roteiro de base de reuniões feito pelo partido nas comunidades com as pessoas filiadas e simpatizantes, esse foi um dos temas debatidos, a  política de alianças.

“O PT tem a condição tranquila de ser cabeça de chapa, mas nunca afirmamos que não abrimos mão de ser cabeça de chapa, logicamente que essa discussão já está feita com a grande maioria dos filiados e a população espera que o PT seja cabeça de chapa, mas estamos apostando tudo na possibilidade de termos uma coligação, uma aliança com o PSB, pois temos uma boa relação e aproximação. Esperamos criar um bloco político de esquerda que venha a ter um bom debate nessas eleições, com proposições que venham a mudar o rumo da política de Hulha Negra”, afirmou o presidente do partido, acrescentando que “hoje sabemos (o PT) que a população passa por muitas dificuldades, principalmente do interior, pois há, de certa forma um abandono por parte do governo municipal com relação as estradas além de outras áreas e a população está cansada disso tudo e com certeza pedindo mudanças, inclusive foi o que vimos nas reuniões de bases”, destacou.

 

APOIO FEDERAL

 

Ao jornal, ainda se referindo à possível coligação, Dalvir lembra que o PT está alinhado com o governo federal através do presidente Lula e que o município precisa dessa proximidade. “Essa coligação PT/PSB seria com certeza muito importante, pois temos portas abertas na busca de contribuição do governo federal para o desenvolvimento do nosso município, tanto do campo como da cidade. Por isso estamos fazendo propostas com lideranças, nada formal, mas já conversamos com o PSB para que a gente possa ter essa aliança”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook