SAÚDE

Raio X digital aguarda rede elétrica para operar em Candiota

Diretor da CEEE confirmou obra em visita ao município na última semana

Raio X foi adquirido pela Prefeitura em julho do ano passado, chegou em agosto,
mas depende da execução de uma rede trifásica para poder operar Foto: J. André TP

Adquirido pela Pre­feitura de Candiota em meados de 2020 e doado à Fundação Maria Anunciação Gomes de Go­doy, o moderno aparelho de raio X digital, da marca Konica-Minolta, aguarda desde sua chega em agosto passado, por uma instalação elétrica complexa para que possa operar.

A construção de uma rede trifásica no Pronto Aten­dimento (PA) 24h de Candio­ta (mantido pela Fundação), na Vila Residencial, é uma obra que depende da Com­panhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Um aparelho analó­gico doado em 2006 pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) foi muito útil aos candiotenses, contu­do na interdição do Pronto Atendimento em 2019, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) ordenou a desa­tivação da máquina por estar obsoleta e não mais atender as demandas necessárias. Desde então, a cidade ficou sem um aparelho público e o município necessita comprar exames na rede privada ou encaminhar os pacientes para outras cidades.

A obra com custo re­lativamente elevado vinha sendo articulada, contudo não havia avançado concre­tamente. O aparelho, que custou R$ 187 mil – sendo parte do recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Maurício Dziedricki (PTB) e outra parte de recursos próprios da Prefeitura, está encaixotado. Já há uma sala regulamentada para instalação, profissionais capacitados para operação e apenas se aguarda a rede trifásica para funcionar. O aparelho tem capacidade para até 120 exames diários e, além de fornecer o resultado quase que de imediato, tam­bém apresenta como função a possibilidade de realização de exames para cadeirantes.

Sala já foi totalmente adequada para receber o aparelho Foto: J. André TP

OBRA PRÓXIMA – Na úl­tima sexta-feira (15), o vice-prefeito de Candiota, Paulinho Brum (PSDB), e o secretário municipal de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, estiveram acompa­nhando o diretor da CEEE, Lucio do Prado, em uma visita ao PA 24h, quando, especificamente, foi tratado sobre a instalação da rede elétrica trifásica de energia na unidade.

Vice-prefeito, secretário de Saúde e diretor da CEEE estiveram no Pronto Atendimento
na última semana, quando foi definida a execução da obra elétrica Foto: Comunicação PM Candiota/Especial TP

Em conversa com o TP, o diretor da estatal, que possui ligações pessoais com a região, disse que a obra está priorizada e a área técnica da Companhia já trabalha no projeto. “Não posso ainda precisar uma data, mas será breve a con­clusão do estudo e a realiza­ção da obra. Para nós é um momento muito importante estar contribuindo com Candiota com esta obra que está diretamente ligada ao desenvolvimento da saúde pública do município”, declarou Lúcio.

Para o secretário de Saúde, nesse momento de pandemia, a instalação do raio X vem em uma boa hora. “Agradecemos o diretor Lucio do Prado, e estamos trabalhando diu­turnamente para que junto com a CEEE possa ser feita essa rede e que logo esteja­mos com o raio X instalado e em funcionamento aqui no nosso município”, enfatiza.

O presidente da Fundação, Marcelo Dutra, disse ao jornal que agora o encaminhamento será dado pelo engenheiro contratado pela entidade, para que encaminhe rapidamente o projeto. “A CEEE nos prometeu uma atenção es­pecial no caso”, destacou.

Antes da visita ao PA, o prefeito Luiz Carlos Folador recebeu o diretor da CEEE no gabinete, de­batendo o assunto e tam­bém outros relacionados ao município e à estatal estadual.

Comentários do Facebook