RETORNO ESCOLAR

Rede municipal se prepara para o começo do ano letivo na região

Candiota está fazendo melhorias nas escolas e projeta funcionamento do Polo Educacional

Escola Odete, em Candiota, receberá novas salas Foto: Divulgação TP

No mês de fevereiro é costumeiro ocorrer a preparação das escolas e professores para o início de mais um ano letivo. A pandemia de Covid-19 alterou o formato educacional em 2020, com aulas online, formato híbrido em 2021 e presenciais no final do mesmo ano. O avanço da vacinação de adultos contra a doença colaborou para uma normalidade, porém seguindo protocolos sanitários de higiene para que sejam evitadas ou diminuídas as infecções pelo vírus. Mais recentemente, a vacinação de crianças também está trazendo uma espécie de “alívio” para milhares de famílias como forma de proteção dos filhos para o retorno presencial.

Na região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, o início das aulas difere entre alguns municípios. Em Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado, o retorno está previsto para o dia 7 de março, enquanto que em Hulha Negra, o retorno ocorre a partir de 21 de fevereiro. O jornal conversou com os secretários de Educação para verificar os preparativos para o retorno escolar, bem como melhorias realizadas nas escolas durante o período de férias escolares.

Polo Educacional deve sediar os primeiros cursos na metade do ano, em Candiota Foto: Divulgação TP

CANDIOTA – O ano letivo terá início em 7 de março com os alunos, porém algumas atividades antecedem o período, como plantões nas escolas, formação de professores e planejamento.

Para o dia 3 de março, no CTG Candeeiro do Pago, está programada uma palestra com Junior Alves – graduado em Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão Escolar – intitulada “Gestão de pessoas e motivação educacional” para professores e funcionários. No mesmo dia ocorre uma palestra com a psicóloga Carla Aguzzi com o tema “Síndrome de Bournot” para a equipe do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA).

No dia 4, a palestra é voltada para merendeiras e serventes, com a bióloga, técnica em Segurança no Trabalho e coordenadora da Vigilância Sanitária, Cristiane Leivas Barreto; ainda, para motoristas e mecânicos, está programada a palestra “Segurança e protocolos ao transportar crianças e manutenção veicular”, com o instrutor e examinador de trânsito, Sandro Klain.

No sábado (12), 300 candidatos participaram do processo seletivo para contratação de professores em Candiota. Conforme explicou ao jornal o secretário de Educação Michel Feijó, o novo formato para contratação de profissionais objetiva proporcionar oportunidade igual a todos os candidatos. “Antes as contratações eram por entrega de currículo e mudamos o sistema para provas, com contratação de empresas. A Legalle ganhou a licitação e realizou o processo seletivo. Mudamos a forma, pois os professores mais antigos levavam vantagem perante os novos professores durante a apresentação de títulos, que também tem pontuação, mas a maior nota desde o ano passado é da prova objetiva para dar oportunidade aos novos formados que estão chegando no mercado de trabalho”, afirmou.

Com relação ao retorno das aulas, Feijó explica que serão seguidos os protocolos sanitários relativos à Covid-19. “Seguindo todos os protocolos, temos que retomar esta atividade de forma presencial, pois já tivemos uma grande perca no ensino. Além de recuperar o que ficou para trás temos os novos ensinamentos, é tarefa dobrada. Em primeiro lugar é a saúde, mas precisamos da retomada para nossos alunos. Cada escola tem sua realidade e seu protocolo de contingência. Em 2021 já fizemos assim, com aferição de temperatura, que caso ultrapasse a média, a criança era encaminhada para uma sala especial e o Comitê de Operações Emergenciais é acionado”, explicou.

O jornal questionou o gestor quanto a melhorias realizadas nas escolas para o retorno do ano letivo. Segundo Feijó, todas as escolas municipais estão sendo revitalizadas com pintura, além de ter sido feito o refeitório da escola Neli Betemps, em um valor de R$ 400 mil.

O secretário também adiantou que a Escola Odete Lazzare Correa também foi pintada e estão sendo destinados R$ 600 mil para a construção de seis novas salas de aula, além da colocação de placas solares, sendo a primeira escola da região a adotar o sistema que deverá ficar pronto em breve.

Também está sendo preparado o Centro Cultural, localizado na Vila Residencial, para sediar o Polo Educacional de Candiota, onde já estão previstos dois cursos técnicos para a metade do ano, de Eletromecânica e de Mineração. “Aguardamos para o mês de agosto um retorno do Ministério da Educação (MEC) para a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Unipampa e UFPel já se colocaram à disposição para que possamos contar com cursos destas universidades. Estamos em fase burocrática para mais esta conquista”, destacou.

Pedras Altas adquiriu brinquedos de pracinhas

Entretenimento também foi uma preocupação de todos Foto: Divulgação TP

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Pedras Altas definiu o início do ano letivo n a rede municipal também para o dia 7 de março. Conforme a secretária Cilene Tardiz, todos os protocolos de saúde e decreto municipal serão cumpridos para o retorno presencial. “A prevenção contra o coronavirus é um compromisso de todos e foi pensando nesse plano que o Município está tomando todos os cuidados e cada vez mais avançando no processo de vacinação de todas as crianças de 5 a 11 anos para que possam retornar a escola presencialmente o mais breve possível com mais segurança. Estaremos nos preparando para recebê-los com todos os cuidados e muita alegria”, manifestou Cilene.

Questionada quanto a melhorias realizadas para o retorno das aulas e projetos para 2022, a secretária explicou que estão previstas a oferta de cursos de formação para os profissionais do magistério e gestores das escolas, assim como aquisição de praças para as escolas, mobiliários e equipamentos de informática. “O município de Pedras Altas está vivenciando um momento de mudanças e conquistas, através da nossa administração municipal, o que para nós munícipes e servidores nos enche de orgulho em fazer parte desse processo de construção. Como gestora, estou muito confiante com o retorno do ano letivo de 2022, pois o município está avançando cada vez mais no processo de vacinação das crianças para que possam retornar presencialmente com mais segurança. As escolas estão preparadas para receber nosso corpo docente, discente, funcionários e comunidade escolar com todos os cuidados, seguindo todos os protocolos de saúde exigidos. Desejamos à todos um bom retorno, com muita saúde e esperança”, expôs Tardiz.

Hulha Negra terá retorno presencial em fevereiro

Executivo adquiriu veículos para o transporte escolar Foto: Joner de Loreto/Especial TP

Ao contrário dos demais municípios, Hulha Negra irá retornar as aulas nos dias 21 e 22 de fevereiro, para a creche e ensino fundamental de 1º a 9º ano, e pré 1 e pré 2, respectivamente, junto com o calendário estadual.

Conforme a secretária de Educação Adriana Delabary, inicialmente a previsão de retorno era dia 14, que havia sido aprovado e decretado no final do ano de 2021, mas o calendário precisou ser alterado. “Esses cinco dias de atraso serão recuperados posteriormente, porém o calendário de 2022 já estava com dois dias a mais, sendo necessário apenas três dias para recuperação da carga horária”, explicou.

No que se refere a melhorias e manutenções para o ano letivo, Adriana lembra que as escolas passaram por dedetização e limpeza de caixas de água, assim como os transportes escolares receberam manutenção e três veículos zero km foram adquiridos pela Prefeitura pelo programa Caminho da Escola. “Um ônibus e um micro já chegou a Hulha, agora aguardamos a chegada do outro micro”, disse Adriana.

Também foi repassado ao jornal que o quadro de servidores e professores ainda está sendo preenchido com contratações dos processos seletivos e, posteriormente, com os professores de área aprovados nos concursos.

Já relacionado à questão sanitária, a secretária Adriana afirmou que o início das aulas será presencial e com os mesmos moldes do encerramento em 2021. “No fim do ano o município forneceu máscaras laváveis para todos os alunos e professores. O uso de álcool gel permanece, assim como a higienização das salas de aulas diariamente, com classes e cadeiras lavadas com água sanitária e álcool. Também estamos preparados para caso alguma contaminação ocorra, haverá isolamento, fechamento de turma e uma higienização ainda mais intensificada no local. Estamos preparados e acredito que será um ano tranquilo dentro desta nova realidade”, concluiu.

Escolas de Pinheiro Machado recebem limpeza e higienização

No município as aulas também iniciam em 7 de março de forma presencial. Segundo a secretária de Educação Jaqueline Castro dos Santos, as escolas estão preparadas para seguir todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscaras e uso de álcool gel. A gestora também informou que todos os prédios escolares passaram por dedetização assim como algumas reformas para melhor receber os alunos e professores. Também está previsto e organizado o cronograma de limpeza dos pátios das escolas que terá início na próxima semana. Já os transportes escolares passaram por laudos e foram para manutenção e reparos para obterem a liberação para trafegar com total segurança dos alunos que utilizam o meio de transporte.

Comentários do Facebook