
Secretário Minetto se reuniu com lideranças no assentamento Santa Marta Foto: Itamar Pelizzaro/Especial TP
A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) acompanhou na última semana a entrega do espaço da feira da agricultura familiar em Aceguá e do sistema de abastecimento de água que envolveram a implantação de 140 quilômetros de redes, beneficiando 450 famílias de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais nos municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, visitou a região entre quarta e quinta-feira (18 e 19).
Em Aceguá, o espaço de comercialização da agricultura familiar foi viabilizado por votação da Consulta Popular de 2016. O prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, informou que o local será destinado à venda de produtos de agroindústrias e hortigranjeiros.
Já em Candiota, o secretário Minetto teve encontro em reunião reunião/almoço no CTG Luiz Chirivino, com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), presidido pelo prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT). Estavam presentes, além de Adriano, os prefeitos de Pedras Altas, Bebeto Perdomo; de Piratini, Vitão Gonçalves; de Pinheiro Machado, Zé Antônio, e de Aceguá, Gerhard Martens. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, esteve representado pelo secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Luís Fernando de Lima.
Na sequência, Minetto, o prefeito Adriano e demais convidados seguiram para o assentamento Santa Marta, onde foi realizada uma reunião com agricultores de diferentes assentamentos, para debater questões sobre o abastecimento de água na região.
As redes de abastecimento entregues foram viabilizadas por meio de convênio entre a SDR e o Ministério da Integração Nacional, com aplicação de R$ 2,5 milhões. No Rio Grande do Sul, o programa é uma das ações da SDR, coordenada e operacionalizada pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário (DDA), com o apoio do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) e do Incra/RS. As tecnologias apoiadas são sistemas de abastecimento simplificado e coletivos de abastecimento de água, conforme a necessidade de cada localidade.
A meta do programa no Estado é a implantação de 74 sistemas coletivos de abastecimento e de 54 sistemas de abastecimento simplificado, beneficiando 5,5 mil famílias. O investimento total do convênio é de R$ 40 milhões. O público beneficiado é formado por assentados da reforma agrária, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e comunidades de agricultores familiares.