HULHA NEGRA

Reestruturar espaços, melhorar eventos e fomentar a cultura são ações projetadas pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo

Igor Canto afirma que atuação tem sido em várias frentes de trabalho

Dentro do projeto do atual governo de Hulha Negra, que tem a frente do Executivo o prefeito Fernando Campani, estava a reforma administrativa com a criação de uma nova secretaria, a de Cultura, Esporte e Turismo.

Após os trâmites legais, assumiu como primeiro secretário da recém criada Secretaria, Igor Ballejo Canto, que no início do governo comandava a Secretaria de Finanças, agora ocupada por Ana Lidia Munhós. Desta forma, também houve o desmembramento da Cultura da pasta da Secretaria de Educação, que antes era Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abrigando também, o departamento de Esportes.

Nesta semana, em entrevista ao Tribuna do Pampa, Igor Canto falou sobre as primeiras ações como secretário junto a sua equipe, formada por outros três servidores.

CULTURA

Dentro da área cultural, o secretário destaca algumas festividades já pensadas pela equipe. Segundo Igor, já neste sábado (17), às 18h30, no prédio da antiga Obino, em frente a rodoviária, acontece o primeiro evento do projeto ‘Compartilhando Histórias’, nome cedido pela escritora Fátima Fabiana Costa Rosa Lafayette Rodrigues Pereira, autora do livro ‘Compartilhando histórias – Brasil adentro mundo afora’, que será lançado no município. A obra é composta por várias pequenas biografias de pessoas que tiveram dificuldades, mas se tornaram inspiradoras, além de poesias acerca de momentos históricos. Dentro do projeto também estão previstas algumas transmissões ao vivo e um trabalho voltado ao Centenário da Colonização Alemã. “Temos histórias lindas no município que não são conhecidas, queremos externar isso para a comunidade”, disse Igor.

O secretário destacou que trabalhos serão intensificados quanto à Semana Farroupilha no município e o carnaval. “O mês dos gaúchos é importante pra nós e por isso queremos retomar com força os festejos farroupilhas na cidade, apoiando as entidades e participando de forma ativa. Assim como o carnaval, que em 2025 já ganhou maior força, mas vemos que é possível fazer mais e transformá-lo em uma festa regional, integrar os municípios da região com Hulha Negra. Já estamos trabalhando na busca de recursos”, relatou.

Também está em pleno andamento a organização de retomada da Festa do Colono, que segundo o secretário promete trazer mudanças na 25ª edição (ver matéria nesta edição).

ESPORTE

Segundo o gestor, um viés da pasta que deve ter bastante destaque também é a do esporte com a reestruturação dos espaços esportivos, de forma que permitam o recomeço de campeonatos. “Acreditamos que os locais devem estar em condições para que possamos integrar o campo e a cidade, e o esporte possa acontecer em diversas modalidades”, afirmou Igor.

Entre as ações programadas, sendo algumas já em andamento, o secretário citou melhorias no campo de futebol municipal, com inclusão de pista de salto em distância e atletismo; nova estrutura para realização de rodeios e provas de laço, mais arborizada e moderna, com espaços adequados; reestruturação da praça Manda Brasa, que já está com projeto cadastrado para captação de recursos via governo federal; obra do ginásio Paulo Freire, no assentamento Conquista da Fronteira, que possui recursos originários de uma emenda conseguida pelo vereador Volnei Manfron; reforma do ginásio municipal, que já passou por licitação e terá serviços iniciados nos próximos dias, estando paralisados somente para organização e realização da Semana do Colono; retomar projeto de Escolinha Municipal de Futebol; projeto de vôlei; e realização de campeonato de bocha de casais no interior do município.

Ainda, foi citado por Igor, o auxílio na realização do Manecão, um campeonato organizado pela Escola Manoel Lucas de Oliveira, da Trigolândia, que enfraqueceu ao longo dos anos, mas já possui equipes confirmadas de outras cidades, inclusive de times com jogadores da seleção gaúcha e uma equipe do Uruguai.

TURISMO

Igor Canto finalizou falando sobre a área do Turismo, que segundo ele, terá foco na realização de rotas turísticas, visando o fomento e o conhecimento de lugares e culturas do município, com início para beneficiar a própria população. “Os moradores de Hulha Negra não conhecem outras áreas do município. Queremos mostrar as belezas de algumas propriedades, como a do Roberto Dalpiva que deixou à disposição o local que possui espaços muitos bonitos para realização de trilha, tem a Toca do Bugre e a Cachoeira do Moinho, história da Lagoa da Música, agroindústrias, e o Mirante da Serra da Hulha, um local para visitação que já está sendo construído”, finalizou.

 

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO 

 

Comentários do Facebook