COMBATENDO CRIMES

Reforçado o policiamento nas áreas de fronteira com a operação Avante Rural

Várias ações já foram realizadas na Fronteira Oeste e na região da Campanha

Veículos e pessoas são revistados durante ação na zona rural

Veículos e pessoas são revistados durante ação na zona rural Foto: Divulgação TP

Lançada em outubro deste ano, a operação Avante Rural está sendo realizada nas áreas da fronteira. O policiamento foi reforçado, através da  Brigada Militar, que está trabalhando na redução e combate aos delitos de abigeato, contrabando, descaminho e crimes conexos. A operação é coordenada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Fronteira Oeste), na qual abrande 22 municípios.

De acordo com o Comando, além dos efetivos das patrulhas rurais que permanecem nos municípios, uma equipe com 15 policiais militares com formação especializada em crimes rurais e área de fronteira, selecionados entre as quatro unidades do CRPO, 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), 6º RPMon, 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) e 2ºBPAF, estão atuando de forma itinerante em rotas específicas de circulação de ilícitos, buscando criminosos que atuam em área rural e realizando fiscalizações em conjunto com Inspetoria Veterinária, Vigilância Sanitária e Polícia Civil.

O Comando aponta, ainda, que todo e qualquer ilícito, de qualquer proporção estará ao alcance da operação, assim reduzindo a incidência de crimes rurais e ações de criminosos. A coordenação da operação acredita, também, que através do policiamento ostensivo reduz-se particularmente o crime de abigeato.

A Brigada Militar salienta que é necessária a conscientização da população como colaboradores do policiamento preventivo, com informações úteis ao conhecimento das autoridades. Além disso, os policiais solicitam que deve haver uma mudança de cultura no que tange a documentação pertinente ao trânsito de animais, cujas medidas devem ser esclarecidas nas inspetorias veterinárias ou nas prefeituras.

BALANÇO – Conforme o CRPO, os policiais já percorreram mais de 400 quilômetros em estradas rurais da fronteira. Estabelecimentos rurais também estão sendo visitados a fim de aproximar a segurança pública executada pela Brigada Militar dos habitantes e trabalhadores do campo. A fiscalização ocorre ainda em pontos de venda e abate de carnes, com auxílio das vigilâncias sanitárias dos municípios abrangidos.

CIDADES ONDE OCORRE A OPERAÇÃO

Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Vila Nova do Sul.

 

Comentários do Facebook