O governador José Ivo Sartori e o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer participaram no dia 13, da inauguração da primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul.
A unidade, sediada em Bagé, iniciou as atividades no mesmo dia. O evento contou também com a presença do delegado Emerson Wendt, chefe da Polícia Civil. Os índices de abigeato reduziram 25,5% em todo Estado em 2017, em relação a 2016. Muito disso se deve ao trabalho específico desenvolvido pelas forças policiais, como a força-tarefa da Polícia Civil, que contabilizou inúmeras prisões e apreensões, bem como pelas patrulhas rurais da Brigada Militar.
Para a instalação da Decrab, o governo adquiriu e reformou um imóvel, visando adequar a estrutura às necessidades da instituição. A delegacia conta com duas viaturas modelo Mitsubishi L200, sendo uma discreta e outra ostensiva. Criadas por decreto, assinado pelo governador em 31 de agosto de 2017, as Decrabs fazem parte de um esforço da Segurança Pública estadual em especializar as rotinas de investigação, visando a diminuição dos indicadores de criminalidade. “A PC vem apresentando resultados significativos com a segmentação de suas equipes. Temos convicção que esta será mais uma iniciativa de sucesso, a exemplo do que pode ser observado em outros departamentos da corporação”, afirmou Sartori.
Para o Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, a iniciativa significa não só melhoria na segurança como também um bom resultado da união de todos os prefeitos da região.
De acordo com o delegado da Decrab, Cristiano Ritta, o crime se organizou na cidade, na fronteira, no tráfego e no campo, atestando a necessidade da nova unidade. “Este é um marco histórico na Polícia Civil e no estado do Rio Grande do Sul. Por ter sua economia baseada preponderantemente no agronegócio, sempre teve a necessidade de ter esse combate especializado”, destaca.
As unidades irão exercer as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas. “Trata-se de uma ação que irá proporcionar mais tranquilidade àqueles que tanto fazem pelo nosso Estado. O setor primário é um dos alicerces da economia e da identidade do Rio Grande do Sul. Portanto, faz-se necessária essa atenção especial”, frisou Schirmer.
As outras delegacias serão instaladas em Camaquã, Santiago, Cruz Alta e Rosário do Sul. Para Wendt, as Decrabs representarão um reforço significativo no trabalho desenvolvido, mas não obterão o sucesso esperado sem a participação efetiva dos municípios. “É fundamental que as prefeituras abracem a causa e as tornem parceiros nesta jornada, pois o poder público municipal é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos, podendo interditar aqueles que comercializam produtos sem a devida procedência”, explicou.
Estado entrega novas viaturas da Brigada Militar
O roteiro de entrega das novas viaturas da Brigada Militar (BM) foi encerrado na sexta-feira (13) em Bagé. O governador José Ivo Sartori e o secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer fizeram a entrega oficial de oito viaturas que reforçarão o policiamento em quatro municípios pertencentes à área de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Fronteira Oeste.
Os veículos foram destinados para os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e São Gabriel. O investimento é de R$ 903,5 mil, com recursos provenientes do Tesouro do Estado. “As ações na área da Segurança Pública estão dando resultado, o que se reflete na queda dos índices de criminalidade. Mas, além disso, há o entendimento coletivo de que todos devem fazer a sua parte. A cada dia, novas parcerias são firmadas nas mais diversas esferas da sociedade. Isso tem sido o nosso grande trunfo na guerra diária contra o crime”, afirmou Sartori.
Uma nova licitação para compra de viaturas está em andamento. O governo estadual pretende efetuar a compra de mais 1.150 veículos. “Sabemos que ainda é necessário investir na aquisição de viaturas. Desta forma, estamos realizando um novo certame. As novas viaturas irão reaparelhar todas as forças de segurança”, assegurou Schirmer.
Destinação dos veículos: Bagé: 2 Corollas e 1 Hilux; Dom Pedrito: 1 Corolla; Rosário do Sul: 1 Corolla e 1 Hilux; São Gabriel: 1 Corolla e 1 Hilux.
Índices apontam redução de crimes na região
Durante o evento de entrega das viaturas, o governador Sartori destacou a redução nos índices de criminalidade. Uma pesquisa feita pelo TP no site da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, confirma a afirmativa do governador. Com base nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 e 2017, é possível fazer uma comparação e averiguar os números. Também é notória a presença de outros crimes no mesmo período do ano. Na pesquisa, estão os municípios de cobertura impressa do TP, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini.
ALGUNS REGISTROS – Estão a frente no número de casos registrados nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, os crimes de Furto e Abigeato, ficando o município de Piratini com o maior número de registros de furtos (23) e Candiota de abigeato (5). Em 2018, até o momento, o único município que mais contabilizou vítimas foi Pinheiro Machado (1), assim como em 2017, que registrou três mortes. Outro crime contabilizado em pelo menos dois municípios é o de tráfico de drogas, sendo dois (2) em Piratini e um (1) em Candiota.
ABIGEATO – Em razão da inauguração da Decrab em Bagé, o TP pesquisou também, os dados específicos aos crimes de abigeato. Em 2017, contabilizou o maior número de registros, Piratini, com 49 ocorrências, sendo seguido por Pinheiro Machado (43), Candiota (39), Pedras Altas (28) e Hulha Negra (13). Já em 2018, nos primeiros dois meses foram registrados cinco (5) casos em Candiota, quatro (4) em Pinheiro Machado e Piratini, um (1) em Pedras Altas e nenhum em Hulha Negra. Cabe ressaltar, que ao todo no estado, em 2017, foram registrados 7.783 casos de abigeato, sendo 1.182 entre janeiro e fevereiro. Em 2018, foram contabilizados até o momento, 832 registros, ou seja, uma redução de 350 casos.
REDUÇÃO – Se comparado com o ano de 2017, no mesmo período, os índices de criminalidade apontam uma redução na contabilidade em praticamente todas as cidades de cobertura do TP em grande parte de crimes, principalmente aqueles de maior frequência.
Confira os dados da SSP/RS nas tabelas abaixo:
ÍNDICES DE JANEIRO E FEVEREIRO: 2017 E 2018