COVID-19

Região tem aumento de casos

Apesar da região de Bagé ter voltado à bandeira amarela no Distanciamento Controlado, casos novos começaram a aparecer. Testagem tem sido maior

COE de Candiota tem trabalhado bastante nos últimos dias Foto: J. André TP

Devido à piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendi­mento do sistema de saúde, cinco regiões migraram para bandeira vermelha na sétima rodada do Distanciamento Controlado do Estado. Na última atualização das bandeiras, vigentes de 23 a 29 de junho, a região de Bagé, do qual Hulha Negra e Candiota fazem parte, retornou para a bandeira amarela (risco baixo). Já Pedras Altas e Pinheiro Machado, que pertencem à região de Pelotas, passaram da amarela para a laranja (risco médio).

Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco al­tíssimo).Segundo anunciado pelo governador Eduardo Leite, o Dis­tanciamento Controlado passa a ter um prazo para eventuais recursos das Associações de Municípios aos números levantados em cada um dos 11 indicadores que integram o modelo.

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima semana, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para sexta-feira.Com isso, as prefeituras terão até 24 horas para apresentar recurso. Os dados apresentados serão avaliados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira e, à tarde, o governador divulgará as bandeiras definitivas, que passam a valer a partir de terça.

Dentre os ajustes feitos no Distanciamento Controlado, o governo definiu que as regiões classificadas com cor vermelha não poderão ter regras mais bran­das que as estipuladas no Decreto Estadual, nas Portarias da Saúde e nos Protocolos Segmentados.A flexibilização disposta no Distan­ciamento Controlado aos muni­cípios será permitida apenas em situações de bandeiras amarela e laranja. No caso de medidas mais restritivas, os municípios podem adotar independentemente da cor em que estiverem.

ESTADO– Conforme a última atualização do boletim epidemioló­gico do Estado – até o fechamento desta edição – o Rio Grande do Sul contabilizava 22.009 casos confirmados da doença em 383 municípios gaúchos, sendo 18.145 recuperados. Outras 3.364 pessoas estão em acompanhamento e já se chegou a 500 óbitos pela doença.

HULHA NEGRA – O município zerou o número de suspeitos. A Se­cretaria de Saúde de Hulha Negra aguardava o resultado de 10 testes PCR, analisados no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os resultados foram divulgados e todos testaram negativo para a Covid-19. Com isso, o município zera os números de suspeitos de infecção do novo coronavírus. Conforme a Secretaria, Hulha Negra está livre da contaminação pelas duas linhas de contágio no município.

Do total de 32 exames PCR realizados em Hulha Negra, quatro testaram positivo. O outro caso positivo para a Covid-19 foi detec­tado através de um teste rápido re­alizado fora do município, porém, esse paciente já está recuperado. Os três casos ativos já estão em fase de recuperação e devem ser liberados na próxima semana, ou seja, 14 dias após o resultado do teste PCR.

Hulha Negra já realizou 144 testes rápidos em pessoas das mais variadas áreas. Todos os 144 testes apresentaram resultado negativo. A Secretaria de Saúde ainda monitora 10 pessoas sem sintomas e uma com síndrome gripal.

BAGÉ – A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiên­cia de Bagé informou no último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (24) o registro de cinco novos casos positivados de Covid-19.Foram três exames re­alizados por PCR, com amostras enviadas ao Lacen/RS. Os infec­tados tiveram contato, provavel­mente, com os casos anunciados anteriormente – que vieram do estado de Santa Cataria, Pelotas e Hulha Negra. Os outros dois, foram constatados por testes rápidos; um realizado na pesquisa por amostra­gem nos bairros do município e o quinto caso é um funcionário públi­co que teve contato com moradores de Porto Alegre. Na quinta-feira (25), foram anunciados 29 testes negativados, chegando a 2.342 testes negativos. Ao todo, Bagé contabiliza 114 casos confirmados da doença até o momento, sendo 109 recuperados, um hospitalizado e quatro em isolamento domiciliar. Outras 32 pessoas estão sendo monitoradas.

PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo, apesar de integrar os municípios de bandeira laranja, é a única da região de cobertura do TP impresso ainda sem casos de coronavírus. Conforme informado na tarde desta quarta-feira (25) pela secretária de Saúde, Maira Lator­res, no município não há nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. Também não há nenhum paciente em monitoramento.

CANDIOTA – A pandemia, desde o seu início em março, criou o pior cenário nas últimas duas semanas para Candiota. Com o fato de um dos casos positivos de Hulha Negra ter contatos na cidade, o Comitê de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 local, se colocou em alerta e iniciou uma série de investigações. Além do caso de Hulha, outras linhas de contágio são investigadas.

Com suspeita de o surto atingir a Prefeitura, via Secretaria de Assistência e Inclusão Social, vários membros do governo en­traram em quarentena, dentre eles o prefeito Adriano dos Santos e a primeira-dama Adriana Langort. Ambos testaram negativo. Já a se­cretária de Ação Social, Sandriane Braga testou positivo.

Ainda, o município possui mais dois casos ativos de Covid-19, uma mulher de 40 anos e um idoso de 64 (este com linha de contágio ainda desconhecida). Um quarto caso resultou positivo com teste rápido, porém foi inconclusivo e o paciente de 25 anos (representante comercial), teve amostra colhida para teste PCR laboratorial e aguar­da o resultado. Nesta semana, a Prefeitura, a exceção dos serviços essenciais, teve apenas expediente interno. Todos estão isolados em casa e em franca recuperação.

Secretária de Assistência e Inclusão Social de Candiota, Sandriane Braga testou positivo para a Covid-19. Ela gravou um vídeo informando Foto: Divulgação TP

PINHEIRO MACHADO – No mu­nicípio, depois de duas semanas sem novos registros da doença e dimi­nuição significativa de pacientes em acompanhamento, no final da tarde desta quarta-feira (24), um novo boletim epidemiológico apontou dois casos suspeitos de Covid-19. Conforme o protocolo, o material de ambos já foi coletado e encaminha­do para o Lacen/RS. Três pessoas estão recebendo atenção das equipes de saúde e 60 já foram liberadas. Os três pacientes que testaram positivo já são considerados recuperados.

*Matéria atualizada com relação ao impresso

Comentários do Facebook