AVALIAÇÃO DE 2019

Prefeito de Hulha Negra destaca o trabalho e os investimentos realizados em 2019

Nada mais tradicional que ao final de cada ano seja feito um balanço dos últimos 12 meses e uma avaliação de tudo que passou. No Tribuna do Pampa não é diferente e, mais uma vez, nesta segunda edição de 2020 trazemos o resultado de um bate-papo com os prefeitos da região de cobertura do jornal impresso: Adriano dos Santos, de Candiota; Renato Machado, de Hulha Negra; Bebeto Perdomo, de Pedras Altas; e Zé Antônio, de Pinheiro Machado.

De um modo geral, os gestores que estão semanalmente tendo suas ações divulgadas nas nossas páginas fizeram um resumo sobre o que conseguiram realizar, o que mais impactou para a população e o que planejam para o ano que está começando.

Durante a conversa, eles lembraram a crise econômica que afeta tanto o Governo do Estado quanto o Federal e que muito disso é sentido diretamente no dia a dia do trabalho dentro das Prefeituras. Apesar de tudo, ressaltaram o trabalho em equipe e as projeções para um ano de 2020 com ainda mais empenho e resultados.

Prefeito Renato Machado e o vice Igor Canto Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Para a avaliação, o chefe do Executivo de Hulha Negra, Renato Machado, lembrou que, recentemente, o município tornou a ocupar a melhor colocação, em âmbito regional, no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). A cidade alcançou a posição 129 do Estado e a 685ª colocação do país na pes­quisa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em 2016, Hulha Negra figurava na 408ª posição no Estado, hoje está na posição 129. No ranking nacional, passou da posição 2.803ª para 685ª. Ele também destacou que a administra­ção foi agraciada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ­-RS) com o Selo de Regularidade e Responsabilidade no Pagamento de Precatórios, atestando o trabalho focado na gestão das finanças da Prefeitura de Hulha Negra.

De acordo com Renato, essa gestão correta dos recursos e a ampliação de diversas políticas garantiram à população diversos benefícios – como as melhorias de serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência social, passando por políticas adminis­trativas com a valorização dos profissionais, atendimento às co­munidades rurais e o investimento em saneamento e infraestrutura. “Em 2019 fizemos tudo aquilo que nos propomos a fazer, se não fizemos mais é porque não deu e, neste ano que começa, queremos alcançar mais resultados positi­vos”, falou animado.

Ainda segundo o gestor, o empenho da equipe garantiu que os projetos saíssem do papel e fossem vistos pela comunidade. “Sem o trabalho e dedicação dos secretários e servidores os resulta­dos positivos não iriam acontecer. Fechamos o ano de 2019 com uma avaliação muito positiva. Quero agradecer todos os profissionais se empenharam para atender a nossa população na medida do possível. Fizemos várias obras neste ano sempre pensando na população, pois é para ela que trabalhamos com muita transparência e serie­dade”, disse.

Durante a conversa, Rena­to destacou que em 2019 o muni­cípio investiu pesado em obras de infraestrutura que contemplaram saneamento básico, pavimenta­ção, reestruturação de estradas e corredores, além de retomada de obras em prédios públicos – como escolas municipais, Postos de Saú­de e o terminal rodoviário. “São inúmeras obras que não temos como citar todas no momento. Foi um ano de muito trabalho e de investimento de dinheiro do caixa livre do município. E, sobre isso, vai uma crítica: lamentamos que nesses investimentos não tivemos um centavo de dinheiro do Estado e da União. Tudo que investimos foi recursos que economizamos com uma gestão consciente, não gastando mais do que se pode arrecadar”, finalizou.

Comentários do Facebook