
Atual gestor, Renato Machado, disputa o poder com o ex-prefeito, Fernando Campani Foto: Divulgação TP
Após as convenções, o cenário político de Hulha Negra foi definido com a aprovação pelos diretórios, dos nomes de Renato Machado, atual prefeito, para reeleição, pelo Partido Progressista, e Fernando Campani, ex-prefeito do município, como candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Na convenção Progressista, também foi aprovada com 18 votos favoráveis, a coligação com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do atual vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, que novamente integrará a chapa majoritária ao lado de Renato Machado para reeleição.
Pelo lado petista, que confirmou coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o nome aprovado para compor a majoritária ao lado de Campani, é de André Araujo, o Bexiga. Ele recebeu o voto de 10 integrantes do diretório. Um segundo nome para vice era o da atual vereadora, Elizângela Coitinho, a Mana do Mutuca, porém apenas três votos a escolheram, dividindo os petebistas. Também foi confirmada ao TP a coligação do PT e PTB com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Além das majoritárias, com os nomes definidos até o momento nas convenções, 45 candidatos disputam uma cadeira no Legislativo, sendo 17 mulheres e 28 homens.
CANDIDATOS – As candidaturas ainda devem ser homologadas pela Justiça Eleitoral e a campanha começa no final de setembro, mas o jornal entrou em contato com os candidatos a prefeito aprovados nas convenções, Renato Machado (Progressistas) e Fernando Campani (PT), para que falassem sobre a aprovação de seus nomes nas convenções e deixassem um recado para a comunidade hulhanegrense.
Fernando Campani disse entender que as pessoas precisam de trabalho e que não pretende limitar esforços para ampliar as oportunidades na cidade. “O meu nome foi indicado e a coligação instalada a partir do bom diálogo e respeito. Não queremos ser mais que ninguém, queremos promover o desenvolvimento da cidade, valorizando a história e todas as obras e ações já realizadas por outras administrações. Vamos focar num projeto desenvolvimentista, com inclusão social e valorização das potencialidades locais. Eu terei a honra de estar ao lado do Bexiga, conduzindo, de forma democrática, uma campanha objetiva e responsável que não vai tolerar a arrogância. Faremos uma campanha com fé em Deus e na modalidade ‘pé no chão’, pois é o nosso jeito de ser e perceber o mundo e a cidade que desejamos”, afirmou.
O TP também contatou Renato Machado, porém até o fechamento desta edição, não havia recebido retorno.
CANDIDATOS A VEREADORES
* Gabrielle Hessel
* Ronaldo Pereira
* Wagner Tavares
* Moizes de Abreu
* Luis Gustavo Dias (Baixinho)
* Marta Idalgo (Martinha)
* Diego Rodrigues
* Solange Silveira
* Iago Torbes
* Luis Carlos Jaskulsqi (Russo)
* Lizete Duarte
* Adão Ritta
* Adriana Pereira
* Adriana Quadros
* Elias Scoto
* Geferson Camargo
* Getulio Hoesel
* Getulio Porto
* Ilza Duarte
* Jorge Coelho (Coruja)
* Luis Alfredo
* Marcus Leitzke
* Maria Macke
* Mario Piegas
* Queite Duarte
* Celso Girotto
* Luiz Araújo
* Marines Linhares
* Marlene Veleda
* Osmar Cavalheiro
* Santo Aires
* Tanira Ramos
* Nominata ainda não está fechada
* Amelinha Lopes
* Dalvir Zorzi
* Ezequias de Souza
* Floripa Medeiros
* Hugo Teixeira
* Irineu Engelmann
* Ivan Sotilli (Chico)
* Jair Vaz
* Joana Duarte
* Mara Molares
* Raquel Rita do Brick
* Valdir França
* Volnei Manfron