FESTA NA CIDADE DO CASTELO

Retomada da Fejupa de Pedras Altas é coroada de sucesso

Durante três dias, a comunidade local e regional se divertiu após dois anos sem o evento ser realizado em função da pandemia

Apresentações artísticas típicas marcaram a festividade Foto: J. André TP

A sétima edição da Festa Julina de Pedras Altas (Fejupa) foi um sucesso de público e também de evento como um todo. A reportagem do Tribuna do Pampa esteve durante a tarde de domingo (31) e pode constatar o clima de confraternização e alegria que fez parte dos três dias de festa durante todo o fim de semana, na estrutura montada no CTG Sentinela de Pedras Altas.

Após dois anos sem ser realizada, em função da pandemia, o evento se consolida como a principal festa da Cidade do Castelo. Idealizada pela professora e na época primeira-dama Márcia Rijo Marques Dias e nascida em 2003 como um evento interno da escola municipal Assis Brasil, a Fejupa foi municipalizada em 2013 e hoje já ganhou alcance regional.

Durante os três dias, milhares de pessoas de vários municípios da região, passaram pela festa. No sábado à noite, ao embalo de bandas renomadas, e também na noite de domingo, o lonão montado ficou pequeno para tanta gente.

Durante as festividades, também aconteceu apresentações de escolas, comidas típicas, degustação de queijos e vinhos produzidos em Pedras Altas e um encontro regional de grupos de idosos, além de um rodeio de vaca parada, entre outras atrações. O evento foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura e pela rádio Difusora FM 106.3, de Arroio Grande.

Durante a abertura oficial da 7ª Fejupa, foi realizada uma homenagem emocionante ao ex-prefeito Bebeto Perdomo, que faleceu no último dia 30 de abril, vítima de um infarto (ver matéria em destaque).

Praça de alimentação também atraiu o público Foto: J. André TP

AVALIAÇÕES POSITIVAS – Para o prefeito Volnei Oliveira (PT), as pessoas estavam carentes de diversão e por isso a decisão da retomada. Ele pontuou que foi realizada uma consulta à família do ex-prefeito Bebeto Perdomo, pois, segundo Volnei, se ele estivesse vivo, com certeza faria a festa. “Agradeço à equipe que trabalhou dia e noite para o sucesso que foi e que para que tudo acontecesse. A festa lotou que não tinha lugar para mais ninguém. O evento cresceu e claro que nos traz desafios para a próxima edição, em mantermos e ampliarmos”, assinalou o prefeito pedrasaltense.

Também, o presidente da Câmara, Arildo Medeiros (Progressistas) declarou seu orgulho pelo evento. “Estávamos dois anos sem a Fejupa e decidimos fazer em 2022, tendo superado todas as expectativas. Um ótimo público e um verdadeiro espetáculo para nosso município”, comemorou.
O secretário de Finanças e Orçamento do município, Vitor Barcelos, também analisou o evento durante a abertura. “Nossa comunidade sempre aguarda no mês de julho este evento, que após dois anos retorna com a grandiosidade merecida. Agradecemos a todos que participaram da organização. Se hoje a Fejupa tem essa proporção, é porque iniciou na escola Assis Brasil e muitas pessoas contribuíram. A festa, este investimento, é para toda comunidade”, disse.

Márcia Rijo foi precursora da festa e recebeu homenagem Foto: Divulgação TP

HOMENAGENS – Três pessoas importantes foram homenageadas durante a 7ª Fejupa: a precursora, professora Márcia Rijo Dias Marques; a coordenadora Cultural de Pedras Altas em 2013, quando a Fejupa ganhou escala municipal, Viviane Silveira Bueno, e o produtor cultural e irmão de Viviane, Alberto Silveira Soares.

A pioneira da Fejupa, professora Márcia Rijo, que como dito, idealizou e realizou o evento dentro da escola Assis Brasil, de 2003 até 2008, assinalou um pouco da história da iniciativa ao receber a homenagem, mas também depois em suas redes sociais. “Falar da Fejupa pra mim é fácil, sou enraizada neste lugar e falar da minha escola Assis Brasil é uma emoção imensurável. A Fejupa começou em 2003 na escola, que foi construída em 1940, e historicamente a escola sempre promoveu festas juninas ou julinas. Em 2003 tivemos a ideia de criar a Fejupa, trabalhada com pais, alunos, Círculo de Pais e Mestres (CPM), e hoje ganhou toda essa proporção. Parabenizo os atuais organizadores, que Pedras Altas continue a crescer, voar. Serei sempre grata, porque não só na Fejupa, mas nos 39 anos de escola e em especial nos 12 que estive diretora sempre contei com a “Família da Escola Assis Brasil” – pais, alunos e colegas aos quais serei eternamente grata, pois somente temos êxito, se contarmos com um grupo comprometido, e graças a Deus tínhamos esse grupo”, destacou ela.

Abertura é marcada por homenagem a Bebeto

Autoridades municipais e organizadores reunidos durante a abertura oficial, homenagens a pessoas importantes ligadas a festa e ao prefeito Bebeto Perdomo Foto: Divulgação TP

A maior festa do município de Pedras Altas, a Fejupa, aconteceu no fim de semana que marcava 90 dias do falecimento do prefeito Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, vítima de um infarto no dia 30 de abril, quando cumpria agenda em Alegrete.

A abertura oficial do evento, que aconteceu no sábado (30), foi marcada por uma homenagem ao político, respeitado e considerado líder no município. Na oportunidade, Ana Teresa fez um discurso em homenagem ao gestor, em um momento marcado pela emoção. Logo após, foi passado um vídeo com registros de momentos alegres de Bebeto.

“Perdemos um grande amigo, um grande homem, um grande político, uma pessoa que dedicava 24 horas da vida para a política e para Pedras Altas. Assim como Pedras Altas sentiu sua morte, a região também sentiu, Herval sentiu e até hoje, várias pessoas entraram na Fejupa e me disseram: ‘Parece que estou vendo o Bebeto’. Fizemos essa homenagem, pois ele era um cara muito divertido”.

Ela também relembrou que reuniões ocorreram para que houvesse a decisão de realização da 7ª Fejupa. “Enquanto gestão, pensamos se deveríamos realizar este evento em função do pouco tempo da perda de um amigão, um cara ímpar. Mas lembramos do jeito alegre e que ele ia ser o primeiro a querer que a gente fizesse. Em qualquer lugar que ele esteja, tenho certeza que ele está realizado pelo fato da equipe que ele deixou realizar esta festa”.

PRONUNCIAMENTOS – Ainda durante a abertura, autoridades presentes fizeram uso da palavra e se manifestaram sobre a homenagem em memória ao gestor da cidade.

A secretária de Cultura, Educação e Desporto, Cilene Tardiz, relembrou os 90 dias de perda do líder Bebeto Perdomo, que deixou um legado que deve ser seguido junto ao prefeito Volnei Oliveira. “A homenagem foi muito bem prestada. Agradeço aos colegas, funcionários públicos e colaboradores, que seja uma grande festa, de muita saúde e tranquilidade”.

A vereadora Maria Eliana Azevedo (PT) disse ser uma alegria para todos participar de uma festa com tanta união. Sobre a homenagem, ela frisou: “É triste lembrar que o grande líder não está aqui, mas de onde está, deve estar feliz por este momento”.

A vereadora Elenice Mendes (PT), parabenizou a homenagem feita ao eterno prefeito Bebeto Perdomo. “Ele faz muita falta, pois foi um prefeito que deu oportunidade a todos. Parabenizo o prefeito Volnei pela continuidade nos projetos que ele tinha, tens todo apoio da Câmara”.

Em continuidade, o presidente da Câmara, Arildo Madruga (Progressistas), agradeço por poder participar daquele momento e parabenizou a homenagem. “Quando o perdemos, nos reunimos e nos perguntávamos se iríamos fazer a Fejupa e decidimos fazer, porque era um momento para auto-estima do nosso povo e também uma forma de homenagear o Bebeto”.

Concluindo os pronunciamentos, o prefeito Volnei Oliveira agradeceu a presença de todos. Ele relembrou a perda do gestor Bebeto. “Obrigado pela presença de todos, hoje é uma ocasião de festa, mas também de tristeza pela perca há 90 dias do nosso amigo e companheiro Bebeto. Com certeza se ele estivesse aqui, estaria tomando a cerveja dele”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

 

Comentários do Facebook