QUESTÃO ENERGÉTICA

Reunião de trabalho em Candiota vai debater futuros projetos a carvão na região

Qualificação e aproveitamento da mão de obra local é uma das preocupações Foto: Banco de Imagens CGTEE/Especial TP

O prefeito de Candio­ta e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desen­volvimento Econômico e Social da Bacia do Rio Ja­guarão (Cideja), Adriano dos Santos, está liderando uma reunião de trabalho, que pretende colocar numa mesma mesa, as empresas que possuem projetos a carvão futuros e em fun­cionamento na região, bem como as lideranças políticas. “Nossa ideia é construir parcerias, identificando as necessidades das empresas para o desenvolvimento de seus projetos, ou seja, o que os municípios podem fazer para auxiliar nos novos empreendimentos – tanto po­lítica, como logisticamente, além da questão do emprego, pois sempre reclamamos da mão de obra externa. Será que não é hora nos anteci­parmos e nos qualificarmos neste sentido?”, questiona.

Ainda, Adriano adiantou que na reunião, Candiota pretende apresentar um projeto local de apoio aos novos empreendimentos, no sentido de sensibilizar as lideranças em nível estadual e nacional em relação ao carvão, seja na gaseificação ou no modelo tradicional de utilização, que a queima para a geração de energia. “Queremos parcerias-públi­co-privadas (PPPs), convê­nios com universidades para aprofundar estudos e qualifi­cação de mão de obra. Mas o ponto central nisso tudo para mim, é que o Rio Grande do Sul precisa entrar de cabeça nesta luta, porque as maiores reservas de carvão no Brasil estão aqui. Santa Catarina é importante no debate, mas nós precisamos fazer por nós”, destaca Adriano.

Já confirmaram pre­senças no encontro os repre­sentantes da UTE Pampa Sul – que junto com a Prefeitura de Candiota e o Cideja, é organizadora da reunião; a Copelmi Mineração – que em Candiota é dona da Seival Sul Mineração (SSM), além de possui a propriedade do projeto da UTE Nova Sei­val; a Vamtec – que possui um projeto de construção de uma planta de gaseificação em Candiota e, a UTE Ouro Negro – projeto já habilitado ao próximo leilão A-6 e que tem construção prevista em Pedras Altas, na divisa com Candiota. O presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM) não poderá se fazer presente pessoalmente, porém está sendo, conforme Adriano, viabilizada uma videoconfe­rência ao vivo com ele. Tam­bém, de acordo com o pre­feito candiotense, está sendo contatado os deputados inte­ressados e envolvidos com a causa, como o deputado federal Afonso Hamm (que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão no Congresso Nacional) e o deputado estadual Fábio Branco (que preside a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa). Além disso, todos os representantes dos municípios que integram o Cideja serão convidados.

A reunião que tem como tema o ‘Aproveita­mento do Carvão Mineral para a Geração de Energia’, acontece na próxima terça­-feira (17), das 13h às 17h, no Centro de Evento, no centro de Candiota.

O diretor-presidente da Ouro Negro S.A, ex­-prefeito de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto, confirmou ao TP sua pre­sença, dizendo que recebeu o convite pessoalmente do prefeito Adriano e enalteceu o encontro. “Penso e sempre defendo, que as nossas lide­ranças regionais tenham uma participação mais efetiva sobre esse assunto. Trata-se de uma ótima iniciativa.

Comentários do Facebook