
Obra da ETA deve ser concluída em breve Foto: Divulgação TP
Uma reunião entre representantes da UTE Pampa Sul e da Prefeitura de Hulha Negra serviu para discutir os detalhes e andamento das obras de implantação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e da rede adutora de água que permitirá o abastecimento da comunidade de Hulha Negra a partir da água do reservatório da barragem da Usina.
Estiveram presentes, o prefeito Renato Machado, o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide, o chefe de Gabinete, Elias Ritta, e representando a UTE Pampa Sul, o engenheiro Marcos Lopes e o técnico em mecânica, Anderson Cougo.“Estamos trabalhando com a expectativa de conclusão da obra da ETA no final de junho e, até o final do mês seguinte deveremos concluir a contratação da empresa que executará a obra de implantação da rede adutora de água. A previsão é que a construção, montagem e testes da adutora sejam concluídos até o final de dezembro de 2020”, explica o gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schmidt Barbosa.
O prefeito Renato pontua que Hulha Negra é abastecida por poços artesianos e que, historicamente, o município sofre com a falta de água potável. “Esta obra de construção da ETA é de extrema relevância. Através desta estação será possível inserir uma nova forma de captação de água potável que deve amenizar os recorrentes impasses de racionamento de água. Essa parceria da administração municipal com a UTE Pampa Sul resulta sempre em excelentes benfeitorias para a população hulhanegrense”.
PARCERIA – A nova ETA e a rede adutora estão sendo viabilizadas pela UTE Pampa Sul, em parceria com a Prefeitura. A estação terá capacidade de tratamento de 20m³ de água por hora e está sendo instalada na Trigolândia, próximo ao ClubeConcórdia. Já registra um avanço de, aproximadamente, 70% na obra.
Já a adutora terá 7,9 km e pode ser entendida como uma nova rede de água, responsável por fazer a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a ETA, permitindo que o município seja abastecido pelo reservatório de água da usina. Como a adutora passará pela estrada que liga a Trigolândia até a Estação de Captação de Água Bruta (ECAB) localizada próxima a Usina, foi necessário contratar um projeto para a obra, o que garantirá mais segurança e qualidade.