Cerca de 80 pessoas participaram de dois encontros, em Pedras Altas, que tiveram por finalidade, debater a questão da saúde mental dentro da campanha Janeiro Branco. O primeiro bate-papo ocorreu no dia 18 de janeiro, na escola municipal Assis Brasil, e o segundo, no dia 26, na sede da Puro Grão, na comunidade do São Diogo, interior do município.
A atividade foi idealizada pela psicoterapeuta holística Luana Gonçalves e pela contadora Marília Poentes, que após uma conversa foram em busca de apoiadores na Prefeitura de Pedras Altas.
Ao Tribuna do Pampa, Luana Gonçalves lembrou que a campanha está sendo feita em diversas cidades e no ano de 2023 foi oficializada como lei federal, porém ainda pouco conhecida na cidade e por isso a ideia de levar o tema para as pessoas. “Com o objetivo de levar para as pessoas o funcionamento de nossa mente e também passar a importância de pedir ajuda enquanto há tempo, pensamos em fazer algo que não fosse muito técnico e sim divertido, mas ao mesmo tempo pensamos em algo para que as pessoas se sentissem leves e positivos ao sair do bate papo”, explicou.
Do bate papo participaram a psicoterapeuta holística Luana Gonçalves, a psicóloga Patrícia Coromberk e a contadora Marília Poentes que trouxe esclarecimentos da saúde mental financeira, o que pode ser um gatilho para algumas desordens psíquicas, além do médico Felipe Cardinal. “Esse é um assunto que precisa ser alimentado o ano todo e a campanha Janeiro Branco é uma forma de construir, fortalecer e disseminar a cultura da saúde mental e emocional. O bem-estar emocional e a qualidade emocional de vida são preciosas em todas as fases da vida, do nascer ao envelhecer. Quem cuida da mente, cuida da vida”, frisou Luana.
JANEIRO BRANCO
O Janeiro Branco é uma campanha global de conscientização sobre a saúde mental iniciada em 2014 no Brasil. A campanha busca chamar a atenção para a saúde mental como um aspecto vital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais no mundo inteiro. O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como primeiro mês do ano, promove nas pessoas maior abertura para reflexões, novas resoluções e metas para o ano que se inicia. A cor branca representa as folhas ou telas em branco, em que uma pessoa pode desenhar, escrever ou reescrever o que desejar para si e para o mundo, simbolizando o horizonte aberto e criando o sentimento de potência ilimitada que cada início de ano possibilita à humanidade
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*