CULTURA

SÃO JOÃO 2020 I Como será celebrada essa grande festa em plena quarentena

Neste ano de 2020 as celebrações em todo o mundo tiveram que se reinventar. O distanciamento social imposto pela pandemia fez com que as festas populares e os grande eventos fossem cancelados ou adiados, e isso não vai ser diferente neste mês de junho, quando se comemora um dos feriados cristãos mais aguardados do ano – o Dia de São João.

Nesses novos tempos, os brasileiros certamente não deixarão de encontrar maneiras criativas de homenagear o Santo. Uma delas, que deve ser prioridade entre os festeiros, é jogar na Quina de São João, uma das loterias comemorativas mais esperadas do ano. A 10ª. edição do sorteio especial ocorrerá em 27 de junho e o prêmio estimado é de R$ 140 milhões.

As apostas foram iniciadas no dia 11 de maio de 2020, com a opção de jogar on-line, sem sair de casa. A boa notícia é que nessa extração, o prêmio não acumula – caso não existam acertadores na primeira faixa(cinco dezenas), o prêmio é rateado entre os acertadores da Quadra (quatro dezenas). Se mesmo assim não houverem ganhadores, o valor é dividido entre os que fizerem o Terno (três dezenas), e assim por diante. Alguém vai sair milionário desse sorteio da Quina de São João e o arraiá, mesmo na quarentena, será inesquecível.

Os organizadores dos eventos também precisaram se adaptar, cancelando ou transferindo as festas para outras datas, como foi o caso de Campina Grande, na Paraíba, cidade onde acontece uma das principais festas juninas do País, que adiou o evento para outubro. Os artistas que normalmente abrilhantam as festas prometeram não decepcionar o público, transmitindo seus ritmos em “lives” no melhor São João virtual. Umas das cantoras confirmadas é Elba Ramalho, que participa no dia 23 de junho de uma live promovida por Campina Grande. A festa virtual de Campina Grande, assim como a de Mossoró(RN), tem o objetivo de arrecadar fundos para as famílias que dependem economicamente desses eventos.

Já Caruaru, em Pernambuco, optou pelo cancelamento e realizará uma ação solidária. O São João Caruaru Solidário espera receber doações de alimentos e produtos de higiene para trabalhadores que não podem contar com a renda da festa neste ano. O evento gera cerca de 6 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

Algumas quadrilhas juninas se preparam para apresentações em casa, ensaiando virtualmente. A expectativa é que quando terminar o isolamento social ocorram apresentações dessa dança folclórica fora da época dos festejos juninos.

As festas juninas também sugerem receitas tradicionais e muitas guloseimas típicas. Para quem não vive sem esses produtos da época, os comerciantes encontraram formas de levar canjica, cuscuz, bolos e outras delícias para o domicílio dos clientes. Dessa vez a tradição junina chega em caixas ou sacolas, por encomendas nas redes sociais, delivery ou pelos aplicativos de pedido de comida da Internet.

Até as paróquias estão usando a criatividade para manter suas quermesses ativas no mês de junho. Muitas contam com essa renda para complementar trabalhos de assistência social e apostam no delivery e no drive-thru para continuar vendendo seus quitutes,sem aglomeração,durante a pandemia.

Embora o São João deste ano não seja comemorado nas escolas, igrejas e outras associações, as pessoas devem fazer suas festas dentro de casa, com seus familiares. Os supermercados garantem que as vendas de produtos típicos juninos continuarão em alta, apesar da quarentena. As famílias, principalmente as que têm filhos pequenos, não dispensam também os adereços juninos e os trajes típicos, mesmo que a festa seja simbólica e que essa cultura tenha que ser celebrada de forma mais simples.

Comentários do Facebook