SAÚDE

Saúde de Pinheiro Machado tranquiliza mulheres sobre exames pré-câncer

Vereador afirmou na tribuna da Câmara que os exames eram feitos pelo mesmo laboratório que está sob suspeita de fraude e isso causou pânico em pacientes

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nesta terça-feira (24), durante seu pronunciamento na sessão ordinária, o vereador Ronaldo Madruga (PP) levantou a preocupação acerca dos resultados dos exames de pré-câncer das moradoras de Pinheiro Machado. Segundo ele, o município possui a cidade de Pelotas como referência para o atendimento – onde o laboratório ao qual são enviadas as amostras está sob investigação por suposta fraude nos resultados. Na oportunidade, o parlamentar registrou pedido de informações do Executivo sobre qual procedimento será tomado. “Solicito que seja desenvolvida ação em caráter de urgência para repetição e realização de novos exames”, disse ele.

Logo em seguida, o TP entrou em contato com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, para esclarecer o fato. Conforme relatou à reportagem, a declaração do vereador e ex-secretário de saúde causou estranheza. “A informação dada pelo vereador é inverídica. Desde 2009 o município de Pinheiro Machado envia suas lâminas com o material de coleta dos exames citopatológicos de colo do útero para o laboratório Labsul, de Canguçu. Não há motivo para preocupações, visto que até agora a nossa referência não é alvo de denúncias”, afirmou.

Buscando tranquilizar a população local, na manhã desta quarta-feira (25), o secretário também emitiu nota de esclarecimento. No documento, colocou-se à disposição para dúvidas e esclarecimentos e salientou sobre a importância de checar as informações antes de divulgar. “Informação errada pode causar pânico desnecessário, além de ser uma grande irresponsabilidade”, lembrou.

Comentários do Facebook